Buscar

12/07/2022 às 09:28, Atualizado em 11/07/2022 às 21:31

TJ instala Galerias de Juízes Titulares e homenageia servidores, em Anaurilândia e Batayporã

O presidente do TJMS falou da importância da instalação das galerias, como representação simbólica do agradecimento da administração do Tribunal de Justiça aos juízes que se dedicaram à causa da justiça nas respectivas comarcas

Cb image default
Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, esteve nas comarcas de Anaurilândia e Bataiporã nesta segunda-feira, dia 11 de julho, para entrega da Galeria dos Juízes Titulares, ação da atual gestão do TJMS que objetiva preservar o patrimônio histórico e imaterial do Poder Judiciário sul-mato-grossense.

A Galeria dos Juízes Titulares possui o registro histórico do primeiro juiz titularizado, desde a criação da comarca, até o último a ocupar o cargo. Assim, figuram na galeria de Anaurilândia os juízes Dileta Terezinha Souza Thomaz (14/06/89 a 06/03/91), Expedito de Paula Brunello (29/04/91 a 09/11/94), Fernando Paes de Campos (21/12/94 a 16/11/97), Margarida Elisabeth Weiler (21/12/99 a 23/01/10), Rodrigo Pedrini Marcos (14/05/10 a 10/04/14) e Bruno Palhano Gonçalves (19/04/18 a 09/05/19).

Em nome dos magistrados homenageados na galeria falaram Bruno Palhano e Marcel Goulart Vieira, juiz que atua em Bataguassu e por mais de cinco anos respondeu por Anaurilândia, em substituição. Ambos destacaram a relevância de registros nas comarcas do interior.

“É uma honra estar aqui e fiz questão de estar presente. No pouco tempo em que estive em Anaurilândia aprendi muito. Estando tão longe da Capital, nos sentíamos esquecidos e isso para nós é o reconhecimento do nosso trabalho, nos permitindo voltar e reviver tempos bons passados na comarca”, disse Bruno.

“Apesar de não titularizar a vara nesta comarca, acabamos criando laços aqui. Acho a iniciativa do TJ excelente por reconhecer e homenagear o trabalho das pessoas que atuam na justiça nas comarcas do interior. É um prazer participar deste evento”, afirmou Marcel.

O presidente do TJMS falou da importância da instalação das galerias, como representação simbólica do agradecimento da administração do Tribunal de Justiça aos juízes que se dedicaram à causa da justiça nas respectivas comarcas.

“Digo sempre que estamos de passagem e acredito ser importante que as gerações saibam quem foram os personagens que construíram a história das suas instituições e dos poderes. Esta memória importante porque um dia não estaremos mais aqui e todos conhecerão os profissionais que deixaram uma marca, uma lembrança, principalmente no judiciário sul-mato-grossense”, declarou o presidente do TJMS.

Além da galeria, o Des. Carlos Eduardo Contar entregou a Medalha de Bons Serviços Judiciários, pelos relevantes serviços prestados aos servidores. A Medalha de Bons Serviços Judiciários reconhece décadas de dedicação e estabilidade, voltados à melhoria dos serviços, com o transcorrer de tantos anos na prática do serviço público judicial estadual.

Receberam a honraria Gilberto José dos Santos (32 anos), Ilza Benício Tavares Costa (32 anos), Silvio Ubaldino de Sousa Jr. (32 anos), Ilma Benício Tavares (22 anos), Tania Maria Rodrigues Venancio (22 anos), Maria de Lourdes Caetano de Lima (13 anos).

As medalhas de bronze foram entregues para servidores com mais de 10 anos de serviço; a medalha de prata para servidores com mais de 20 anos de atuação; a medalha de ouro para mais de 30 anos e duas servidoras foram agraciadas com medalhas na categoria platina (mais de 35 anos de atuação).

Outra comarca - No período da tarde foi a vez de inaugurar a Galeria dos Juízes Titulares de Batayporã e entregar as medalhas para os servidores daquela comarca.

Na galeria de Batayporã estão fotos dos juízes Expedito de Paula Brunello (12/11/94 a 28/10/98), Maurício Petrauski (05/11/99 a 22/03/01), José de Andrade Neto (09/08/02 a 19/05/05), Robson Celeste Candelório (19/06/06 a 03/05/09), Ellen Priscile Xandu Kaster Franco (15/06/09 a 02/09/11), Sabrina Rocha Margarido João (08/12/11 a 24/06/15), Melyna Machado Mescouto Fialho (16/06/16 a 24/06/18), Aldrin de Oliveira Russi (28/11/18 a 17/03/22) e Milton Zanutto Junior (07/04/22 até os dias atuais).

A exemplo de Anaurilândia, o Des. Carlos Eduardo Contar fez um discurso conciso, mas carregado de gratidão pelo trabalho apresentado na comarca por magistrados e servidores.

Falaram ainda os juízes Milton Zanutto Jr., diretor do Foro da comarca; Aldrin de Oliveira Russi, Robson Celeste Candelório e Ellen Priscile Xandu Kaster Franco e todos os discursos tiveram a mesma tônica: agradecimento ao Poder Judiciário pela homenagem na galeria e de gratidão aos servidores que os ajudaram enquanto titulares na distribuição da justiça na comarca de Batayporã.

A seguir, receberam a medalha de Bons Serviços Judiciários das mãos do presidente do TJMS os servidores José Hélio da Silva (31 anos), Luciana Regina Zaia (32 anos), Maria Gomes Dias (31 anos), Marlene Pereira Wruck (33 anos), José Dias Jr (29 anos), Adriana Pelegrino Simões (16 anos); Andrea Kovacs Pinto (15 anos) e Paulo Sérgio Carvalho Martins (13 anos).

Ao final, o presidente do TJMS, fez um agradecimento aos servidores. “A vocês, hoje homenageados, amigos da justiça sul-mato-grossense, trabalhadores que emprestam boa parte de suas vidas nessa missão, saibam o quanto são importantes para o bom nome e andamento da instituição. Todos são merecedores da nossa gratidão. Com essa medalha, esse reconhecimento, o que queremos dizer a vocês é que, apesar das dificuldades, estamos juntos e atentos. Vocês receberam esse reconhecimento por já terem feito muito. Como presidente do TJMS, em nome da administração e da magistratura, dizemos à sociedade de Batayporã o quanto estamos gratos a vocês. Muito obrigado”.

Reprodução site do TJ MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.