Buscar

17/06/2023 às 08:25, Atualizado em 16/06/2023 às 17:27

Sem MS na lista, Ministério repassa mais de R$ 8 milhões para municípios atenderem imigrantes

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicou, nesta sexta-feira (16), portaria que libera R$ 8.971.200 para ações socioassistenciais aos imigrantes e refugiados. Ao todo, 15 municípios, de dez estados, receberão repasse emergencial de recursos federais para atendimento de 3.738 pessoas interiorizadas pelos programas de acolhimento ou por demanda espontânea.

Mato Grosso do Sul não foi contemplado com esses recursos. Apenas em Dourados vivem atualmente em torno de 4 mil venezuelanos que deixaram o país de origem, veja valores e municípios que receberam abaixo.

Segundo o Painel Interativo sobre Refúgio no Brasil, mantido pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Brasil tem atualmente 65.811 pessoas reconhecidas nessa condição e pouco mais de 155 mil pedidos em análise.

Os recursos do Fundo Nacional de Assistência Social servirão para seis meses de atendimento, ao longo deste ano, e foram distribuídos conforme o volume de pessoas que cada município acolheu, ou acolherá. O objetivo é custear o programa de trabalho e o atendimento das necessidades dos imigrantes e refugiados e suas famílias, em situação de vulnerabilidade e risco.

De acordo com a portaria, cada município deverá apresentar um plano de ação no prazo de 30 dias, caso contrário, o recurso será recolhido pela União. E a prestação de contas será acompanhada e fiscalizada pelos conselhos de assistência social das cidades.

Fonte - Canal Rural

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.