Buscar

09/02/2021 às 09:03, Atualizado em 09/02/2021 às 00:05

Pioniero no IFMS, Campus Nova Andradina completa mais um aniversário

Primeira unidade do Instituto a entrar em funcionamento ajuda na consolidação da educação profissional pública e fortalece a pesquisa científica em Mato Grosso do Sul

Cb image default
Divulgação

Fevereiro de 2021 marca o aniversário de 11 anos do Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), primeira unidade da instituição a entrar em funcionamento. O campus passou a atender a comunidade local no dia 8 de fevereiro de 2010.

Desde então são ofertados cursos técnicos (integrados e subsequentes),de graduação, de qualificação profissional, idiomas e especialização.

O aniversário consolida a presença da instituição na região, contribuindo para o atendimento das demandas locais. Também abre a perspectiva para novos desafios, buscando atender a missão da instituição que é de promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico, voltada a formar profissionais humanistas e inovadores.

"O IFMS já completou 12 anos e, neste período, com a criação dos campi, uma a uma, as regiões do Estado receberam oportunidades novas. A instituição trouxe um novo jeito de pensar a educação profissional para Mato Grosso do Sul, com inovação e preocupação com a formação integral do estudante. Além disso, a pesquisa científica ganhou mais importância com os trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes e professores", explica a reitora, Elaine Cassiano.

Olhar para o futuro – Ao comemorar 11 anos de existência, o campus planeja a próxima década de atividades e contribuições para a expansão da ciência e da formação integral em Mato Grosso do Sul.

Na região do Vale do Ivinhema, o Campus Nova Andradina foi concebido inicialmente como Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina, passando a integrar os campi do IFMS a partir da reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em 2008.

Atendendo oito municípios da região, com quase 135 mil habitantes, a unidade oferta três cursos técnicos (integrados e subsequente), três de graduação, um de pós-graduação e dois de especialização, além dos de idiomas, qualificação profissional e a distância. O foco de atuação é nos eixos tecnológicos Informação & Comunicação e Recursos Naturais.

A sede do IFMS na cidade possui quase 8 mil l metros de área construída, que abriga laboratórios, salas de aula e administrativas, permitindo também a realização de atividades voltadas para práticas esportivas e culturais, desenvolvimento de pesquisas, projetos de extensão e ideias inovadoras, além dos cursos ofertados.

“O Instituto é importante para o desenvolvimento de Nova Andradina e região, seja pelas oportunidades de formação, seja por meio de projetos de pesquisa e extensão voltados a comunidade. A principal contribuição está na manutenção dos talentos na região, jovens que antes saíam da cidade em busca de formação profissional e que hoje permanecem e colaboram com o arranjo produtivo local”, afirma o diretor-geral do Campus Nova Andradina, Claudio Sanavria.

Ele coloca como principal desafio para os próximos anos a ampliação dos cursos ofertados, especialmente os de pós-graduação. “Buscaremos consolidar nossos cursos e avançarmos nossa oferta em nível de pós-graduação, abrindo especializações e mestrados, o que fará de Nova Andradina um importante polo acadêmico na região do Vale do Ivinhema”.

Unidades – Além das unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o IFMS também possui campi em Dourados, Jardim e Naviraí, que entraram em funcionamento posteriormente e também oferecem cursos técnicos, de graduação e especialização, além dos de idiomas, qualificação e a distância.

Mais informações sobre a implantação dos campi estão disponíveis na página História do IFMS.

A instituição foi criada no dia 29 de dezembro de 2008, data de publicação da Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFMS completou dez anos de criação em 2018 e uma série de eventos marcou a data.

Foram realizadas homenagens a ex-gestores, jovens que se formaram no Instituto Federal e parceiros públicos e privados. Além disso, o o IFMS foi o vencedor do c rso para a escolha do selo comemorativo dos 10 anos dos Institutos Federais, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.