Buscar

15/06/2023 às 13:32, Atualizado em 15/06/2023 às 11:49

Petrobras sinaliza retomada de obras da fábrica da UFN3, afirma Riedel após reunião

Governador afirmou que companhia deseja retomar os investimentos em fertilizantes e acompanhar a situação da fábrica da UFN3 de perto

Cb image default
Obras da UFN3 estão paralisadas desde 2019. (Foto: Divulgação)

A fábrica da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III) poderá ter as obras concluídas, em Três Lagoas, informou o governador Eduardo Riedel. Vale lembrar que o local está com as obras paralisadas desde 2019 e segue na expectativa de retomada desde então.

Durante reunião nesta quarta-feira (14), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia irá retomar os estudos e possíveis investimentos em fertilizantes, aumentado o interesse em acompanhar a situação da fábrica.

A reunião contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Assim a expectativa é que o projeto, parado há quase cinco anos, tenha uma conclusão.

Tebet explicou que os estudos devem iniciar no segundo semestre deste ano.

“O presidente da Petrobras e a Petrobras acabaram de aprovar plano estratégico para 2024 até 2028 permitindo que eles voltem a estudar e fazer investimentos viáveis na exploração de gás e produção de fertilizantes. Então, a boa notícia é essa”, disse Simone.

Obras da UFN3 começaram em 2011 e pararam em 2019

A construção da UFN3 em Três Lagoas teve início em 2011 e foi paralisada em dezembro de 2014 com 81% de conclusão, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra.

A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

No ano passado, uma empresa russa chegou a manifestar interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas não concluídas porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.