Buscar

19/06/2023 às 08:35, Atualizado em 19/06/2023 às 10:38

Número de cabeças de gado mortas por baixa temperatura sobe para 1.537

Novas mortes foram registradas em Caarapó e Corumbá; prejuízo ultrapassa R$ 3 milhões

Cb image default
Animais morreram de hipotermia na região da Nhecolândia. (Foto: Reprodução/Iagro) 

Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) investiga o aumento no número de morte das cabeças de gado do Estado diante a frente fria que se instaurou na última semana. De acordo com a administração, o número chegou a 1.537 neste domingo (18).

Segundo a agência, novos casos foram confirmados em fazendas de Caarapó, a 274 quilômetros da Capital, e Corumbá, a 428 km. Um laudo com a confirmação dos óbitos deve ser concluído na segunda (19).

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a inversão térmica pode fazer mais vítimas nos próximos dias. “O frio, acompanhado de chuva, garoa e vento resulta na morte por hipotermia. Estamos visitando as fazendas e sabemos que esse número de animais mortos pode aumentar”.

Conforme noticiado pela reportagem, o prejuízo aos pecuaristas ultrapassa R$ 3 milhões. Para evitar novas perdas, vários fazendeiros estão optando por um método antigo: acender fogueiras na pastagem para aquecer os animais. Após os registros dos óbitos, vídeos e fotos de animais aglomerados em volta de uma fogueira já circulam nas redes sociais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.