Buscar

03/11/2021 às 06:30, Atualizado em 02/11/2021 às 18:59

Novembro Azul: 4 coisas que é importante saber sobre o câncer de próstata

Confira aqui!

Cb image default
Divulgação

Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, tumor mais comum entre os homens e que esse ano deve ter 65.840 novos casos no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

A seguir, reunimos algumas informações importantes sobre a doença, para você conhece-la melhor.

1 - As principais causas

• Idade Problema é mais comum após os 50 anos.

• História familiar Quando um indivíduo tem pai ou irmão que foi diagnosticado antes dos 60 anos com câncer de próstata, o risco de ter o problema é de três a dez vezes maior.

• que na população geral.

• Estilo de vida Entre os hábitos ruins que aumentam o risco da doença podemos citar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação. Para driblar o câncer, é importante comer mais vegetais e evitar fast-food, alimentos processados e refrigerantes, além de fazer exercícios físicos regularmente --cerca de 30 minutos, ao menos cinco vezes por semana.

• Obesidade O excesso de gordura corporal deixa o organismo em um estado de inflamação constante e afeta a produção de vários hormônios. Tudo isso aumenta o risco de células se desenvolverem desordenadamente, dando origem a diversos tumores.

• Uso de anabolizantes

2 - Sintomas são silenciosos

O câncer de próstata muitas vezes demora para apresentar sinais. Quando os sintomas da doença são percebidos pelos homens, geralmente o tumor já está em fase avançada, o que reduz a chance de sucesso do tratamento —daí a importância do diagnóstico precoce da doença.

Os principais sintomas do câncer de próstata são:

• Dificuldade para urinar (por exemplo, demora para começar e terminar);

• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite;

• Diminuição do jato de urina;

• Dor ou ardor ao urinar;

• Presença de sangue na urina ou no sêmen;

• Dor ao ejacular.

3 - Exames para detectar câncer

O maior parte dos casos de câncer de próstata costuma aparecer após os 55 anos. A orientação é que, após uma primeira avaliação com o médico, define-se quando é recomendado iniciar e repetir os exames —como o de toque retal e o PSA.

Quem tem um histórico do tumor na família, por sua vez, precisa começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento.

Devido à probabilidade de se descobrir tumores que não precisam ser tratados (por não evoluir de forma agressiva e não colocar a vida do indivíduo em risco), é importante esclarecer que a solicitação dos exames deve partir do urologista em acordo com o paciente, e nunca de forma compulsória.

4 - Como é o tratamento

Ele depende do estágio da doença, da idade e do estado de saúde do paciente. O mais comum é que o homem realize cirurgia, radioterapia e terapia hormonal. .

Tumores menos agressivos, dependendo da idade do paciente, podem ser apenas monitorados periodicamente, sem precisar de tratamento. A chamada vigilância ativa envolve a realização periódica dos exames de PSA e toque retal, além de biópsias, conforme indicação médica. Já para homens mais jovens, com boa saúde e tumor que cresce rapidamente, isso não costuma ser recomendado.

Câncer de próstata tem cura? Quanto antes a doenças for identificada, maior a chance de remissão do problema. Em tumores localizados (que estão só na próstata e ainda não se espalharam para outras partes do corpo), a possibilidade de "cura" chega a ser de 90%.

Com informações do Viva Bem

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.