Buscar

08/12/2017 às 09:31, Atualizado em 07/12/2017 às 23:26

NOVA ANDRADINA: Reservistas devem se apresentar na Junta Militar para o Exercício de Apresentação da Reserva 2017

Prazo para atualização dos dados junto às Forças Armadas é de 9 a 16 de dezembro.

Cb image default
Foto: João Claudio

A Junta de Serviço Militar de Nova Andradina, está convocando todos aqueles que serviram à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos, para atualização de seus dados junto às Forças Armadas, podendo ser de forma presencial ou pela internet. A iniciativa faz parte do EXAR 2017 – Exercício de Apresentação da Reserva, e acontece entre 9 e 16 de dezembro.

Quem optar por fazer a atualização de forma presencial, deve se dirigir a Junta de Serviço Militar, ou comparecer à última organização militar em que serviu. Caso perca o prazo, poderá fazer o EXAR em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá de pagar multa pelo atraso. Esta modalidade é obrigatória para a última apresentação (5ª apresentação).

Em Nova Andradina MS, o reservista de 1ª e 2ª categoria deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua da Saudade, 1307, no horário das 7h às 11h; das 13h ás 17 h. Telefone para informações: (67) - 3441-1116

Pela Internet, deve ser feita a partir de sítios eletrônicos específicos. Ex-militares da Marinha devem acessar o www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

DEVE SE APRESENTAR OS CIDADÃOS QUE SE ENQUADREM NOS SEGUINTES UNIVERSOS:

a. oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;

b. oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;

c. oficiais e praças temporários licenciados;

d. aspirantes-a-oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação

da Reserva (CPOR/NPOR);

e. portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação classificados em “Situação Especial”; e

f. reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.

Quem se apresentar fora do período de 1º de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, incorrerá em multa conforme previsto na Lei de Serviço Militar, à ser cobrada quando da apresentação presencial.

A última apresentação deverá ser presencial.

Os oficiais e praças da reserva remunerada que tenham se apresentado em seus órgãos pagadores e/ou Seção de Inativos e Pensionistas no corrente ano serão considerados apresentados, também, no EXAR 2017.

O QUE É EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

Constitui prova de estar o reservista em dia com suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num Quartel das Forças Armadas, ou Junta de Serviço Militar, bastando estar com o Certificado de Reservista. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma pequena multa federal.

Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.