Publicado em 08/12/2017 às 09:31, Atualizado em 07/12/2017 às 23:26

NOVA ANDRADINA: Reservistas devem se apresentar na Junta Militar para o Exercício de Apresentação da Reserva 2017

Prazo para atualização dos dados junto às Forças Armadas é de 9 a 16 de dezembro.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

A Junta de Serviço Militar de Nova Andradina, está convocando todos aqueles que serviram à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos, para atualização de seus dados junto às Forças Armadas, podendo ser de forma presencial ou pela internet. A iniciativa faz parte do EXAR 2017 – Exercício de Apresentação da Reserva, e acontece entre 9 e 16 de dezembro.

Quem optar por fazer a atualização de forma presencial, deve se dirigir a Junta de Serviço Militar, ou comparecer à última organização militar em que serviu. Caso perca o prazo, poderá fazer o EXAR em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá de pagar multa pelo atraso. Esta modalidade é obrigatória para a última apresentação (5ª apresentação).

Em Nova Andradina MS, o reservista de 1ª e 2ª categoria deverá se apresentar na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua da Saudade, 1307, no horário das 7h às 11h; das 13h ás 17 h. Telefone para informações: (67) - 3441-1116

Pela Internet, deve ser feita a partir de sítios eletrônicos específicos. Ex-militares da Marinha devem acessar o www.ensino.mar.mil.br/exar. No caso do Exército, o endereço é www.exarnet.eb.mil.br. Reservistas da Aeronáutica devem acessar o sítio www.exarnet.aer.mil.br.

DEVE SE APRESENTAR OS CIDADÃOS QUE SE ENQUADREM NOS SEGUINTES UNIVERSOS:

a. oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;

b. oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;

c. oficiais e praças temporários licenciados;

d. aspirantes-a-oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação

da Reserva (CPOR/NPOR);

e. portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação classificados em “Situação Especial”; e

f. reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.

Quem se apresentar fora do período de 1º de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, incorrerá em multa conforme previsto na Lei de Serviço Militar, à ser cobrada quando da apresentação presencial.

A última apresentação deverá ser presencial.

Os oficiais e praças da reserva remunerada que tenham se apresentado em seus órgãos pagadores e/ou Seção de Inativos e Pensionistas no corrente ano serão considerados apresentados, também, no EXAR 2017.

O QUE É EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

Constitui prova de estar o reservista em dia com suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num Quartel das Forças Armadas, ou Junta de Serviço Militar, bastando estar com o Certificado de Reservista. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma pequena multa federal.

Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.