Buscar

01/07/2020 às 10:30, Atualizado em 01/07/2020 às 01:06

NOVA ANDRADINA: Polícia Civil avisa que blitzes vão continuar para fazer cumprir medidas sanitárias preventivas

Membro do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, Novelli repercutiu sobre as medidas impostas nos decretos municipais

Cb image default
Divulgação

Para delegado regional, André Novelli, medidas sanitárias são adequadas e sensatas, mas impõe um mínimo de restrições

A convite do secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, o delegado regional da Polícia Civil, André Novelli, participou do boletim epidemiológico online desta terça-feira (30) no facebook da Prefeitura de Nova Andradina.

Membro do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, Novelli repercutiu sobre as medidas impostas nos decretos municipais, atuação das forças de segurança nas blitzes nos estabelecimentos comerciais e o trabalho de investigação no tocante às festas clandestinas registradas no município neste final de semana.

Medidas sanitárias são adequadas e sensatas

Para Novelli, as medidas sanitárias já amplamente massificadas são consideradas adequadas e sensatas, mas impõe um mínimo de restrições para que a transmissão do vírus aconteça de forma mais lenta e as estruturas de saúde possam suportar a demanda de pacientes que contraírem a doença.

“Alguns setores estão sendo mais prejudicados do que outros, mas os culpados não somos nós, mas o vírus. O comércio tem feito a sua parte, serve como exemplo e espelho para que o restante da população cumpra o seu papel. É importante que não haja relaxamento neste momento, que as pessoas sejam disciplinadas, solidárias e colaborativas. O lazer é importante, mas envolve aglomerações, então, evitem confraternizações e festas”, defendeu.

Blitzes vão continuar

As forças de segurança são parceiras do poder público municipal (saúde, fiscais de posturas e vigilância sanitária) no trabalho de fiscalização para fazer cumprir as normas, principalmente com relação ao toque de recolher, horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e distanciamento social (aglomeração).

“A polícia vai continuar atuando no sentido de dar cumprimento as medidas sanitárias preventivas. As blitzes vão acontecer sempre que houver necessidade”, disparou o delegado regional.

Sanções penais por descumprimento de medidas restritivas

O artigo 268 do Código Penal prevê pena de 1 mês a 1 ano para pessoas que descumprirem medidas restritivas.

Até agora, são 3 registros na Polícia Civil que estão sendo investigados em Nova Andradina. As pessoas podem ser responsabilizadas criminalmente, além de estarem sujeitas a sanções administrativas e outras que possam ocorrer em função do cargo/profissão que ocupa.

“Em que pese ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, mas o infrator será fichado na delegacia e terá um histórico como criminoso, talvez desnecessariamente”, alerta o Novelli.

Por último, o delegado regional titular afirmou que não irá admitir manifestações nas redes sociais que venham afrontar os órgãos públicos, a Polícia, ou a honra das pessoas. “Sou totalmente contra a censura, a tentativa de calar as pessoas ou proibir manifestações. A liberdade de expressão faz parte da democracia. Contudo, as pessoas devem ter cautela com comentários para não incitarem atitudes negativas”, encerrou.

Com informações do site da prefeitura de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.