Publicado em 01/07/2020 às 10:30, Atualizado em 01/07/2020 às 01:06

NOVA ANDRADINA: Polícia Civil avisa que blitzes vão continuar para fazer cumprir medidas sanitárias preventivas

Membro do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, Novelli repercutiu sobre as medidas impostas nos decretos municipais

Redação,
Cb image default
Divulgação

Para delegado regional, André Novelli, medidas sanitárias são adequadas e sensatas, mas impõe um mínimo de restrições

A convite do secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano, o delegado regional da Polícia Civil, André Novelli, participou do boletim epidemiológico online desta terça-feira (30) no facebook da Prefeitura de Nova Andradina.

Membro do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, Novelli repercutiu sobre as medidas impostas nos decretos municipais, atuação das forças de segurança nas blitzes nos estabelecimentos comerciais e o trabalho de investigação no tocante às festas clandestinas registradas no município neste final de semana.

Medidas sanitárias são adequadas e sensatas

Para Novelli, as medidas sanitárias já amplamente massificadas são consideradas adequadas e sensatas, mas impõe um mínimo de restrições para que a transmissão do vírus aconteça de forma mais lenta e as estruturas de saúde possam suportar a demanda de pacientes que contraírem a doença.

“Alguns setores estão sendo mais prejudicados do que outros, mas os culpados não somos nós, mas o vírus. O comércio tem feito a sua parte, serve como exemplo e espelho para que o restante da população cumpra o seu papel. É importante que não haja relaxamento neste momento, que as pessoas sejam disciplinadas, solidárias e colaborativas. O lazer é importante, mas envolve aglomerações, então, evitem confraternizações e festas”, defendeu.

Blitzes vão continuar

As forças de segurança são parceiras do poder público municipal (saúde, fiscais de posturas e vigilância sanitária) no trabalho de fiscalização para fazer cumprir as normas, principalmente com relação ao toque de recolher, horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e distanciamento social (aglomeração).

“A polícia vai continuar atuando no sentido de dar cumprimento as medidas sanitárias preventivas. As blitzes vão acontecer sempre que houver necessidade”, disparou o delegado regional.

Sanções penais por descumprimento de medidas restritivas

O artigo 268 do Código Penal prevê pena de 1 mês a 1 ano para pessoas que descumprirem medidas restritivas.

Até agora, são 3 registros na Polícia Civil que estão sendo investigados em Nova Andradina. As pessoas podem ser responsabilizadas criminalmente, além de estarem sujeitas a sanções administrativas e outras que possam ocorrer em função do cargo/profissão que ocupa.

“Em que pese ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, mas o infrator será fichado na delegacia e terá um histórico como criminoso, talvez desnecessariamente”, alerta o Novelli.

Por último, o delegado regional titular afirmou que não irá admitir manifestações nas redes sociais que venham afrontar os órgãos públicos, a Polícia, ou a honra das pessoas. “Sou totalmente contra a censura, a tentativa de calar as pessoas ou proibir manifestações. A liberdade de expressão faz parte da democracia. Contudo, as pessoas devem ter cautela com comentários para não incitarem atitudes negativas”, encerrou.

Com informações do site da prefeitura de Nova Andradina.