Buscar

16/01/2022 às 09:06, Atualizado em 15/01/2022 às 15:51

Motoristas sem infrações recentes não serão multados por penalidades leves e médias

Multas serão convertidas em advertência caso os motoristas não tenham cometido infrações em 12 meses

Cb image default
Foto - reprodução Correio do Estado

Motoristas que não cometeram nenhuma infração de trânsito nos últimos 12 meses não serão multados caso venham a cometer infração leve ou media, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), nestes casos, o motorista receberá apenas advertência.

A regra faz parte da mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e foi implantada na última segunda-feira (10) no Estado.

Desta forma, os motoristas que se enquadrarem na lei terão o benefício concedido automaticamente caso tenham registro de infrações leves ou médias.

As advertências serão encaminhadas ao endereço do proprietário do veículo.

Até então, a conversão em advertência poderia ser requerida pelo interessado, facultando à autoridade conceder o benefício.

A diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, explica que a estimativa é que 50% dos condutores com multas leves e médias atendam aos requisitos para conversão em advertência.

“Após o registro da infração é encaminhada notificação e autuação sendo que, nessa etapa, a responsabilidade pelas infrações de circulação, parada e estacionamento podem ser transferidas ao real condutor", explicou.

"Finalizada esta etapa, caso o motorista se enquadre nos requisitos, automaticamente é aplicada a penalidade de advertência por escrito, sendo encaminhada a notificação informando dessa conversão”, acrescentou Lina.

“É importante ficar atento às situações em que a conversão não é aplicável, como é o caso de condutor não habilitado ou habilitado em outro país. Aos veículos registrados em nome de pessoa jurídica que não fizerem indicação de condutor também não cabe a aplicação de advertência”, concluiu.

Segundo dados do Detran, Mato Grosso do Sul tem frota de 1.705.203 veículos, com 1.242.700 motoristas habilitados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.