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09/02/2021 às 10:00, Atualizado em 09/02/2021 às 00:24

Ministério Público investiga eficácia das aulas remotas em MS

Em 2020, pais reclamaram do aprendizado baixo, falta de recursos tecnológicos e até evasão escolar; SED ainda não respondeu sobre problemáticas enfrentadas

Após o ano atípico de pandemia, o Ministério Público Estadual está investigando sobre o sucesso e eficácia das aulas ministradas pela SED (Secretaria Estadual de Educação), em 2020.

Houve de fato um percentual de evasão escolar e reclamações de pais e responsáveis sobre o baixo nível de aprendizado, apesar dos esforços das autoridades.

Ainda teve alunos que, por não possuírem recursos tecnológicos, como internet, computador e celular, tiveram mais dificuldades nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

A decisão sobre a investigação saiu na edição do Diário Oficial do MPMS, como inquérito civil nº 06.2020.00000549-1. Conforme a publicação, a responsável é a 46ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Campo Grande, tendo como requerido o Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo é “verificar problemas relacionados a educação à distância durante o período de isolamento social decorrente da covid-19, em razão de que nem todos os alunos possuem condições de acompanhar, bem como a falta de estrutura tecnológica da Secretaria Estadual de Educação”.

O que diz a população

Eliana de Souza, 48 anos, mãe de uma aluna do ensino médio, percebeu que a filha não teve rendimento satisfatório em 2020. “Não sei se é impressão, mas apesar dela ter se esforçado, não foi a mesma coisa que o presencial. Eu acho que a maioria dos alunos não aprendeu bem o que deveria. Ainda mais nessa fase que é próxima de fazer o Enem. Eu e o pai dela estamos tentando economizar para pagar reforço ou cursinho particular”.

Um estudante do 2° ano do ensino médio, que estuda em uma escola da região sul e preferiu não se identificar, contou que o ano de 2020 “foi razoável”. Para ele, houve certa dificuldade, mas como adolescente não soube identificar o erro. “Olha, para ser bem sincero, eu acho que aprendi, mas fiquei com impressão de que faltou alguma coisa. Primeiro que em casa eu não tenho internet e nem computador. Sorte que tenho celular e minha mãe coloca crédito e tals. Eu consegui acompanhar muita coisa, tinha os vídeos que os professores faziam. Na verdade, não sei dizer se foi tão ruim. Esse ano vou para o terceiro e vou ver ainda como vão ser as coisas”.

A SED

Questionamentos acerca da eficácia das aulas, problemas detectados e número de evasão escolar em 2020 foram encaminhados a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação e se houver resposta será inserida no texto.

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