Buscar

26/02/2018 às 15:30, Atualizado em 26/02/2018 às 14:59

IFMS amplia locais de atendimento em Nova Andradina

Além do campus, em funcionamento desde 2010 na área rural do município, Instituto Federal também passou a atender a população em dois espaços localizados na área urbana do município.

Cb image default
Instituto Federal montou laboratórios de Informática no campus da UFMS para atender os estudantes.Foto: Divulgação assessoraria

A fim de contribuir para o acesso, permanência e êxito dos estudantes, ampliar a oferta de cursos e vagas e da maior visibilidade ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na região, o Campus Nova Andradina passou a atender a comunidade em três locais diferentes no município.

Além do campus – que está localizado na MS-473, e foi o primeiro do IFMS a entrar em funcionamento no Estado – a instituição também presta atendimento no Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid), utilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura, e no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cujo termo de cessão foi publicado no Diário Oficial da União de 14 de fevereiro.

Os três espaços são usados para as aulas de cursos técnicos de nível médio, graduação e qualificação profissional, e também servem para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e das atividades administrativas da instituição.

O diretor-geral do Campus Nova Andradina, Claudio Zarate Sanavria, explica que a utilização dos espaços urbanos visa melhorar a vida de estudantes, servidores e ampliar o atendimento à comunidade.

“As parcerias estabelecidas estão voltadas ao acesso, permanência e êxito dos estudantes, e contribuem para qualidade de vida de servidores e discentes”. Sanavria pontuou essa questão porque o acesso ao campus é feito por um trecho de 23 quilômetros de estrada não pavimentada.

“Outros objetivos são ampliar o número de vagas ofertadas e a visibilidade do IFMS do município, aproximando-o das instituições que buscam o desenvolvimento da educação na região”, complementou o diretor-geral.

Serviços – Os três locais de funcionamento do IFMS prestam diferentes serviços e atendimentos. O campus concentra os setores administrativos e as atividades que demandam laboratórios e aulas práticas da área de ciências agrárias, além das aulas de Educação Física, uma vez que a unidade tem quadra e vestiários.

O Cemid, espaço urbano utilizado pelo IFMS desde 2016, passará, a partir deste ano, a acomodar as aulas da especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dos cursos a distância e de qualificação profissional na área de Informática. O local também abrigará os laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado, de robótica, além das demais atividades extracurriculares da área de Informática.

No Centro Municipal também ocorrerão as atividades do projeto "Ações de Apoio à Inclusão Digital e Desenvolvimento de Soluções Interativas", uma parceria do IFMS com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Na UFMS, por sua vez, são desenvolvidas as atividades de ensino que não demandam a área rural e os laboratórios do campus do Instituto Federal. Para as aulas dos cursos da área de Informática foram instalados dois laboratórios na Universidade Federal. Um outro, da própria universidade, também recebeu equipamentos do IFMS.

A partir deste ano, o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também terá aulas no campus da UFMS, integrando ainda mais a comunidade acadêmica de ambas as instituições.

No local, também existe espaço para uma sala de apoio, onde ocorrem atendimentos a estudantes e a comunidade, além de uma sala dos professores.

Contrapartidas – As parcerias com a Prefeitura e a UFMS preveem algumas contrapartidas por parte do IFMS.

A Universidade Federal poderá usar os laboratórios instalados pelo IFMS no campus, e ainda utilizar equipamentos trazidos pelo Instituto Federal, como projetores multimídia, de forma compartilhada.

O IFMS também auxiliará nas atividades do curso de graduação em Engenharia de Produção, que teve a primeira turma aberta este ano na UFMS, principalmente com o uso em comum de equipamentos e insumos.

Já o Cemid poderá utilizar os equipamentos do Instituto Federal nos projetos de inclusão digital da Secretaria Municipal de Educação, durante o período diurno.

As parcerias também preveem ações integradas. “Nossa expectativa é desenvolver com a UFMS projetos coletivos, principalmente de extensão, como oficinas, eventos científicos e culturais. Com o Cemid, a ideia é expandirmos a parceria com os projetos de robótica para estudantes do 9º ano das escolas municipais”, destacou Sanavria.

O diretor-geral ressalta a importância das parcerias para o desenvolvimento do Campus Nova Andradina. “Nossa principal meta para os próximos quatro anos é a implantação da uma unidade urbana do IFMS, e as parcerias nos permitem atender as demandas que não podem esperar até lá. Com a Prefeitura, em breve faremos a renovação do acordo e pretendemos que a mesma perdure por muito tempo com as ações de inclusão digital na região”.

Cursos – Atualmente, o IFMS oferta em Nova Andradina cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática, subsequente em Zootecnia, graduação em Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Produção de Grãos, além da especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Também são ofertados cursos de qualificação profissional, presenciais e a distância. O Instituto Federal desenvolve ainda uma série de atividades, eventos e projetos de ensino, pesquisa e extensão abertos à comunidade.

Locais de atendimento do IFMS em Nova Andradina

Campus do IFMS

Rodovia MS 473, km 23, s/n, Fazenda Santa Bárbara

Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid)

Avenida Eurico Soares Andrade, 1.830, Centro

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Avenida Reitor Peró, 64, Jardim Universitário.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.