Buscar

12/08/2021 às 07:00, Atualizado em 11/08/2021 às 21:33

Estado anuncia concurso para professores com mais de 700 vagas

A elaboração do edital do concurso será feita em conjunto pelas secretarias de Educação (SED) e de Administração e Desburocratização (SAD).

Cb image default
Oportunidades serão para a Educação Básica nos 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da Rede Estadual

O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou ainda para 2021 a abertura de concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino (REE). Serão abertas 722 vagas para profissionais da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Em live do Dia do Estudante, nesta quarta-feira (11), o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, afirmou que a Educação está ligada ao desenvolvimento econômico do Estado ao anunciar o novo certame para professores. Ele liderou tratativas de melhorias para o setor na época em que chefiou a Secretaria de Governo (2015-2021).

"É um compromisso que temos com a Educação, ficamos impedidos (de realizar antes) por conta de uma lei federal, em função da crise econômica e da pandemia, só que agora temos a possibilidade de resgatar esse efetivo de professores da Rede Estadual de Ensino", ressaltou.

A elaboração do edital do concurso será feita em conjunto pelas secretarias de Educação (SED) e de Administração e Desburocratização (SAD). A expectativa é que o processo seja executado neste ano para o primeiro chamamento dos aprovados ocorrer no 1º semestre de 2022.

Segundo a SED, praticamente todos os componentes curriculares da Educação Básica serão contemplados no novo concurso. Ou seja, haverá oportunidades para professores de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, entre outras áreas.

As vagas serão para os 79 municípios do Estado, conforme disponibilidade da Rede Estadual. Para o governador Reinaldo Azambuja, a abertura do novo certame faz parte de um conjunto de ações de valorização da Educação em Mato Grosso do Sul.

“Da valorização dos profissionais à qualidade do ensino ofertado aos alunos, a Educação é um todo. Estamos reestruturando a Rede e qualificando os professores. Vamos publicar esse novo concurso para fortalecer a área e ainda reestruturar a classe dos administrativos, que é um compromisso do nosso governo”, afirmou o governador.

Gestora da SED, a professora Maria Cecilia Amendola da Motta classificou a medida como "importante para os profissionais que desejam ingressar como efetivos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino". "São vagas para essas duas etapas da Educação Básica", reforçou.

Seis mil administrativos da Educação

Atual secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel liderou tratativas com o setor educacional na época em que foi chefe da Segov (2015-2021)

Eduardo Riedel também falou sobre um projeto de lei do Governo de Mato Grosso do Sul que reestrutura as carreiras dos servidores administrativos da Educação para corrigir distorções salariais de aproximadamente seis mil funcionários públicos.

A proposta está em fase final de elaboração e deve ser concluída nas próximas semanas, para depois ser entregue à Assembleia Legislativa. “Agora em outubro enviaremos esse projeto para valorização dos administrativos", afirmou Eduardo Riedel.

Pertencem ao quadro de servidores administrativos da Educação os profissionais integrantes das carreiras de apoio à Educação Básica, que são aqueles que trabalham com inspeção de alunos, secretarias, limpeza, merenda e recepção/portaria.

Em formatação conjunta com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o projeto prevê a revisão de tabelas salariais e a execução de políticas de capacitação, desenvolvimento e valorização.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo é conceder ganho salarial real aos servidores administrativos, além de corrigir distorções salariais criadas ao longo dos anos e fazer compensação de verbas indenizatórias.

Processo seletivo

Também na live desta quarta-feira (11), Eduardo Riedel confirmou que o processo seletivo simplificado para professores temporários da REE será aberto em setembro. Os candidatos aprovados irão trabalhar nas escolas estaduais a partir do ano letivo de 2022. Esta seleção ocorre geralmente a cada dois anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.