Buscar

24/09/2021 às 10:30, Atualizado em 23/09/2021 às 23:02

Equipamentos de comunicação doados pelos EUA vão ajudar na prevenção e combate a incêndios no Pantanal

As repetidoras de sinal vão facilitar a comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres.

Cb image default
Foto - Chico Ribeiro

Resultado de uma parceria entre os governos brasileiro e estadunidense, Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (23) 10 rádios de comunicação e igual quantidade de repetidoras de sinais, antenas verticais e direcionais que irão beneficiar os órgãos envolvidos no combate a incêndios florestais no Estado, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.

As repetidoras de sinal vão facilitar a comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres. Quando estiverem todas instaladas, elas poderão garantir o sinal em um raio de até 500 quilômetros, o que facilitará a comunicação entre os diferentes órgãos e brigadistas em campo.

O governador Reinaldo Azambuja recebeu os equipamentos, que custaram R$ 120 mil. “Essa luta no combate e prevenção aos incêndios florestais é de todos e os parceiros são muito bem-vindos. Esses equipamentos de radiocomunicação, entregues pela embaixada, vão nos ajudar nos combates aos incêndios florestais. São equipamentos modernos, que vão dar uma amplitude de um raio muito maior de radiocomunicação aos nossos bombeiros, aos nossos brigadistas, a todos aqueles que atuam nessas questões dos incêndios florestais. A gente fica muito feliz de poder participar desse momento”, disse.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Tenente-Coronel Fabio Santos Catarinelli, equipamentos e treinamento são importantes para ampliar a capacidade de enfrentamento de emergências provocadas por eventos climáticos. “Desde 2020 estamos com essa parceria para maximizar o combate a incêndios no Pantanal. Estamos vivendo no mundo inteiro os eventos das mudanças climáticas e a tendência é de que eles se intensifiquem. Precisamos estar preparados”, disse.

De acordo com a adida (funcionária diplomática) do Consulado Geral dos EUA em São Paulo (e com jurisdição em Mato Grosso do Sul), Natalia Molano, os dois países têm uma parceria importante no combate a incêndios florestais. “Nos Estados Unidos também sofremos com incêndios florestais. É uma troca. Nós aprendemos muito com vocês e o nosso objetivo, com essa entrega, e dar mais segurança aos brigadistas e facilitar o combate a incêndios e outras emergências”.

O evento, no auditório da governadoria, também contou com a presença do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César, e com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.