Buscar

22/03/2023 às 12:29, Atualizado em 22/03/2023 às 11:33

Empresas que não enviam dados do eSocial podem receber multas

Prazo já venceu e muitos empresários ainda estão irregulares; veja como regularizar eSocial em Campo Grande!

Cb image default
Divulgação

No final de janeiro de 2023, encerrou-se o prazo para as empresas se adequarem às novas exigências do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Aquelas que não se regularizaram com envios de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) poderão ser autuadas pelo Ministério do Trabalho.

Com prazo o vencido, empresários estão sendo surpreendidos com multas que podem comprometer o orçamento empresarial. Para auxiliar as empresas a cumprir suas obrigações de envio de informações trabalhistas e promover saúde e segurança no ambiente de trabalho, a eTRAB Gestão em Perícias, Saúde e Segurança do Trabalho está preparada com soluções necessárias para assistir a empresa e os colaboradores neste processo.

O que é eSocial?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um sistema que busca aprimorar a eficiência no processo de fiscalização das informações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), além de informações previdenciárias e relativas a vínculos trabalhistas.

Tanto pequenas empresas (a partir de um funcionário registrado), quanto grandes empresas são obrigadas a prestar tais informações. Esses serviços são necessários para garantir a saúde integral do trabalhador, prevenindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os programas, laudos e exames que já eram obrigatórios agora devem ser enviados ao governo federal por meio do portal eSocial.

Qualquer empresa deve enviar o eSocial?

Se há relação empregatícia de carteira assinada, é necessário enviar as informações do empregado ao sistema do eSocial. Esta regra vale inclusive para os Microempresários Individuais (MEI).

O que acontece se a empresa não enviar informações de SST ao eSocial?

As empresas que não estiverem regularizadas serão passíveis de multas, podendo chegar a mais de R$ 181 mil, a depender da irregularidade constatada.

Como regularizar a empresa?

Apesar do prazo para envio dos dados do eSocial ter se esgotado, é obrigatório se regularizar. Em Campo Grande, a eTRAB Gestão em Perícias, Saúde e Segurança do Trabalho tem as soluções necessárias para regularizar sua empresa e realizar a gestão anual, a fim de promover benefícios ao empregador e empregados.

A eTRAB realiza a gestão e controle de envio dos eventos de SST no eSocial – S2210, S2220 e S2240. Além disso, são realizados na sede exames clínicos admissional, demissional, periódico, mudança de risco, retorno ao trabalho; e exames complementares como audiometria, espirometria, eletrocardiograma, laboratorial e radiográfica, entre outros.

Laudos e programas de saúde ocupacional também são elaborados e executados pela equipe da eTRAB, a depender da demanda de cada empresa: PGR, PCMSO, LTCAT, Análise Ergonômica do Trabalho, Laudos de Insalubridade e Periculosidade, assim como Perícia Médica Administrativa e Judicial e Perícia em Segurança do Trabalho.

Tudo isso em um espaço completo, com profissionais capacitados e preparados, com intuito de promover segurança e bem-estar para todas as empresas assistidas em Campo Grande/MS, dos mais variados segmentos.

Outro diferencial, é que a eTRAB dispõe de uma plataforma EAD com opções de cursos e treinamentos na modalidade à distância, sempre focados em atividades preventivas e de capacitação dos trabalhadores, atendendo o disposto na legislação vigente. É possível aprender sobre inúmeros temas importantes e essenciais para a segurança e saúde no trabalho sem necessidade de deslocamento do trabalhador. Tal modalidade oferece mais praticidade e conforto para adequar-se às exigências da NR-01.

Entre em contato com a eTRAB e regularize sua empresa para os envios de eventos de SST para o eSocial!

Os telefones para contato são (67) 3211-8602 e (67) 9 9645-6707.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.