Buscar

18/06/2023 às 07:30, Atualizado em 17/06/2023 às 15:33

Dermatologistas alertam sobre a importância da aplicação de FPS nos lábios

A falta de cuidados nessa região pode levar não apenas ao câncer, mas também ao aparecimento de rugas

Cb image default
Foto - Reprodução Portal R7

Segundo a dermatologista Dra. Lilian Brasileiro, “os lábios compreendem uma área que muitas vezes é esquecida, mas é muito importante aplicar FPS nessa região também". A especialista também ressalta que a área pode ser mais propensa a ter danos causados pelo sol, já que é frequentemente exposta e negligenciada.

A falta de cuidados nessa região pode levar não apenas ao câncer, mas também ao aparecimento de rugas, descamação, queimaduras afinamento e ressecamento dos lábios. A Dra. Lilian completa: “Existe até uma condição conhecida como ‘queilite actínica’, na qual os lábios ficam constantemente rachados devido aos danos causados pelos raios ultravioletas”. Essa condição ainda pode evoluir para o câncer.

Ela explica que, durante o frio, o uso constante de protetores labiais ajuda a manter a região hidratada, e evita que os lábios ressequem e tenham rachaduras ou fissuras.

A dermatologista explica que devemos aplicar o FPS nos lábios todos os dias, sendo reaplicado quando necessário. Assim como, mesmo em dias de chuva, devemos aplicar protetor solar em todo o corpo.

Ela também esclarece que, ao percebermos os lábios ressecados, devemos evitar umedecê-los com a língua: “Há aquela sensação imediata de umedecimento da região, mas logo depois, acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local. Ao perceber desconforto, o hidratante labial deve ser usado de duas a três vezes ao dia, ou optar pela escolha de batons que sejam de marcas conhecidas com uma rotulagem hipoalergênica, testado dermatologicamente, e produtos de boa procedência”.

Hoje em dia, não é difícil encontrar em farmácias e perfumarias uma grande variedade de produtos que não apenas contém FPS, mas também cores e tons, podendo substituir as maquiagens comuns.

Uma forma de manter os lábios hidratados e evitar a descamação é o HydraFacial Perk Lábios. A Dra. Ana Macedo explica que o tratamento é realizado com a exclusiva tecnologia roller-flex, que promove uma limpeza e esfoliação por meio de sucção a vácuo, depositando na pele da região um poderoso sérum nutritivo e hidratante. Depois, o produto pode ser levado pelo paciente para ser aplicado em casa, prolongando os resultados: lábios sedosos, hidratados e brilhantes, que podem ser visíveis de imediato.

A Dra. Paola Pomerantzeff explica que existem procedimentos que podem prevenir ou reverter os efeitos da falta de uso de FPS na região. O laser erbium - com drug delivery e skinbooster (hidratação injetável) - estimulam a produção de novas fibras de colágeno, sendo que este ultimo também resulta em um efeito "gloss".

Para marcar o contorno da boca e devolver o volume perdido, é indicado realizar um preenchimento com ácido hialurônico. Lembrando sempre de que o ideal para qualquer procedimento é procurar um dermatologista para indicação correta, dependendo do seu caso e necessidade.

Reprodução Portal R7

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.