Buscar

14/06/2023 às 06:32, Atualizado em 13/06/2023 às 20:23

Deputado quer incluir 'Estado do Pantanal' nas propagandas do governo de MS

Mochi esclarece que a intenção não é entrar na polêmica de mudar ou remover o nome do Estado

Cb image default
Foto - Diana Christie

Projeto de Lei do deputado estadual Junior Mochi (MDB) quer acrescentar os dizeres "O Estado do Pantanal" no logotipo dos órgãos do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul.

O projeto considera que a maior parte do Pantanal está localizada no Estado. O bioma possui uma importância significativa por representar um ecossistema diversificado que abrange diversos setores, como o econômico, o cultural e o turístico.

Mochi esclarece que a intenção não é entrar na polêmica de mudar ou remover o nome do Estado, mas sim acrescentar o slogan "O Estado do Pantanal" ao logotipo do governo.

Ele acredita que é fundamental apropriar-se do Pantanal como uma marca distintiva e um símbolo, uma vez que essa imensa planície alagada é uma das maravilhas naturais mais impressionantes do mundo.

Uma das justificativas apresentadas no projeto de lei é que a marca Pantanal promove a conservação ambiental e impulsiona o desenvolvimento econômico local.

Bioma Pantanal

O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, localizada na América do Sul, principalmente nos estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com uma pequena extensão nos países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai. É considerado um dos ecossistemas mais ricos e diversificados do mundo.

Trata-se de uma vasta planície alagada que se estende por aproximadamente 150.000 a 195.000 quilômetros quadrados, dependendo das variações sazonais. O Pantanal é formado por uma rede complexa de rios, lagos, pântanos e áreas inundadas, com uma biodiversidade excepcionalmente rica.

O ecossistema pantaneiro abriga uma grande variedade de espécies vegetais e animais, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção. Entre os animais mais icônicos do Pantanal estão o jacaré, a onça-pintada, a arara-azul, o tuiuiú (ave-símbolo da região) e o cervo-do-pantanal. Além disso, é um importante refúgio para aves migratórias, abrigando centenas de espécies ao longo do ano.

A região do Pantanal possui uma ligação profunda com as atividades econômicas, culturais e turísticas. É um importante destino para o ecoturismo e o turismo de observação da vida selvagem, atraindo visitantes do mundo todo. Além disso, a pesca esportiva é uma atividade popular na região, assim como a pecuária extensiva, que se aproveita das áreas de pastagem natural.

No entanto, o Pantanal também enfrenta desafios ambientais, como a exploração inadequada dos recursos naturais, as mudanças climáticas, o desmatamento e os incêndios florestais. A conservação desse ecossistema é essencial não apenas para preservar sua rica biodiversidade, mas também para garantir o equilíbrio ambiental e socioeconômico de toda a região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.