Buscar

14/03/2023 às 14:32, Atualizado em 14/03/2023 às 16:39

Coordenadoria de Políticas Públicas vem desenvolvendo várias ações relacionadas às mulheres com o tema: O Protagonismo da Mulher Sul-Mato-Grossense.

O mês de março foi e está sendo repleto de eventos preparados com amor e respeito a todas as mulheres

Cb image default
Divulgação

O Conselho Municipal do Direito da Mulher, representado pela Coordenadora Arlethe Matos, abordou as ações que foram desenvolvidas em parceria com a Funac e com a Secretaria de Saúde.

Durante entrevista na Rádio Excelsior, no dia 07 de março, Arlethe explicou a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município de Nova Andradina, estado do Mato Grosso do Sul, que foi criado pela Lei Municipal nº701/2008 em 19 de março de 2008 e é um órgão colegiado permanente, com a finalidade de orientar, implementar e contribuir com as Políticas Públicas relativas aos direitos da mulher, objetivando assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Representando o PROMUSE (Programa da Mulher Segura), o Sargento Eduardo Guedes, explanou sobre o Programa de Proteção à Mulher, e sobre a quantidade de medidas.

“O Programa Mulher Segura (PROMUSE), é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Trabalhamos com policiais militares devidamente capacitados que realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência” concluiu o sargento.

O PROMUSE possui três eixos orientadores:

• Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;

• Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;

• Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.

Ao término da entrevista deixaram uma mensagem para sociedade, ressaltando que março é sim o Mês da Mulher, que mais do que receber flores, as mulheres querem ser respeitadas e lembrando que a campanha “Não é Não” deve ser respeitada em todos os outros dias.

No mesmo dia (07), aconteceu na Comunidade AABB, um momento com as mães das crianças e adolescentes atendidas no projeto, uma palestra da psicóloga Aline Nunes Ramos, com o tema “Vamos Juntas?”. Organizado pela AABB Comunidade, ainda teve um delicioso café e sorteio de brindes.

Já no Dia Internacional da Mulher (08), a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, juntamente com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado Cavalcante estiveram presentes nos CRAS Durval Andrade Filho em Nova Andradina e Nova Casa Verde, Irman Ribeiro e na Oficina dos Sonhos. Teve um momento especial, organizado por Esther de Souza Oliveira Ribeiro, mostrando a verdadeira importância em ser mulher, de conquistar o seu espaço.

Delma Prado Cavalcante, deixou sua mensagem de gratidão e de respeito a todas as mulheres. “Que está data seja uma oportunidade para celebrar todas as conquistas e vitórias das mulheres e para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados”, concluiu a Secretária.

Finalizando o dia, aconteceu a participação no projeto “Mulheres de Atitude Empodera Elas Artesanato”, em parceria com a Funac. As mulheres conseguiram expor seus artesanatos, além de participar de diversas palestras que aconteceram e puderam aproveitar o Espaço Mary Kay para dicas de beleza com a Consultora Gleiciane Fonseca.

“Essa parceria foi ótima para as mulheres, além de vender seus artesanatos, puderam divulgar seus trabalhos, aprenderam com as palestras e tiveram um momento único e especial somente para elas, garantindo assim um Dia da Beleza. Nem sempre somos capazes de enxergar toda força e potencial que temos. Nesses momentos, alguns estímulos podem ser necessários para dar uma turbinada na autoestima e nos fazer acreditar que sim, podemos muito”, explicou Arlethe Matos.

Em casos de violência doméstica não se cale denuncie disque 190 Polícias Militar

180 Disque Denuncias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.