Buscar

26/01/2023 às 09:30, Atualizado em 26/01/2023 às 10:20

Cartórios de MS alertam população para golpe de intimações falsas

Associação dos Notários e Registradores do Brasil de Mato Grosso do Sul (Anoreg/MS) alerta a população para um golpe de intimações falsas envolvendo pagamento de dívidas. De acordo com a associação, criminosos estão usando dados pessoais reais, brasão da república, mas informações falsas de supostas dívidas para enganar os moradores.

As falsas intimações são enviadas utilizando o nome, Serviço, Registro e Processamento Extrajudicial de Títulos, nomenclatura inexistente. Além disso, usa o nome de uma associação de empreendedores que também não existe, segundo a Anoreg. Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas pagariam as supostas dívidas a um cartório falso.

Como se proteger

A Anoreg explica que, em caso de recebimento de intimação, seja por meio postal ou eletrônico, a recomendação é confirmar a veracidade da notificação. Para isso, a pessoa pode telefonar para o Cartório e/ou acessar o site oficial dos Cartórios de Protestos. A consulta é gratuita, feita pelo número do CPF ou CNPJ.

O portal oferece informações sobre a existência de protestos em nome da pessoa, o cartório onde o título foi registrado, o endereço e o telefone para contato. Se for o caso, com essas informações, o devedor pode conferir a veracidade do documento.

Segundo o presidente da Anoreg, Leandro Corrêa, é importante que a pessoa verifique todas as informações antes de receber uma intimação.

“Se a pessoa receber uma intimação de um cartório de protesto, mas não conhecer a origem do débito, ou até mesmo o credor, que procure o tabelionato de protesto de sua cidade. Vale lembrar que há cartórios de protesto em todas as comarcas do Estado”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.