Buscar

28/03/2017 às 20:00, Atualizado em 28/03/2017 às 20:13

Aneel anuncia ressarcimento, mas Concen alerta que energia fica mais cara em abril

As concessionárias também devem usar outros meios de comunicação para divulgar o movimento tarifário.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta terça-feira, 28, desconto na tarifa, por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado que, para consumidores da Energisa MS ficará em 13,81% e será repassado em abril. A presidente do Concen, Rosimeire Cecília da Costa, que na entidade representa a Fecomércio-MS, lembra, porém, que no dia 08 já entra em vigor o reajuste anual para o ciclo 2017/18, por isso é preciso estar atento ao consumo porque mesmo com a devolução pontual, o valor da energia já estará maior.

“Que não nos esqueçamos de usar racionalmente a energia, tendo sempre em vista o valor do quilowatt, principalmente levando em conta o alerta do Operador Nacional do Sistema (NOS) de que possivelmente dos próximos oito meses, cinco estaremos em bandeira vermelha, o que reflete na tarifa de energia”. Ela também destaca que a devolução de valores não reflete os imposto incidentes.

Bandeira – A bandeira vermelha gera um adicional de 3 reais a cada 100 kwh consumidos e deve ser acionada em função da escassez de chuvas nas regiões de hidrelétricas, o que faz necessário o acionamento de termelétricas, com energia mais cara.

Devolução – A redução nas contas de energia ocorrerá em duas etapas, em abril, a tarifa será reduzida para reverter os valores de Angra 3 incluídos desde o processo tarifário anterior e, ao mesmo tempo, deixará de considerar o custo futuro do Encargo de Energia de Reserva (EER) desta usina.

Na segunda etapa, que começa em 1º de maio e permanece até o próximo processo tarifário de cada distribuidora, a tarifa apenas deixará de incluir o EER de Angra 3.

A Aneel também determinou que as distribuidoras incluam um texto padronizado nas faturas de abril e maio de 2017 para informar os consumidores sobre o processo de ajuste. As concessionárias também devem usar outros meios de comunicação para divulgar o movimento tarifário.

Fonte - Fernanda Mathias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.