Buscar

17/11/2020 às 15:20, Atualizado em 17/11/2020 às 16:29

Fifa pede mudanças no VAR após polêmicas em impedimentos

O sistema atual, que envolve o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, virou alvo de críticas

Cb image default

Árbitro consulta VAR durante partida entre Brasil e Venezuela pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 13/11/2020 Fernando Bizerra/Pool via REUTERS

Foto: Reuters

A Fifa pediu a empresas de tecnologia para conceberem maneiras de melhorar o visual do assistente de vídeo (VAR) para ajudar os árbitros nas decisões de impedimento, disse a entidade global de futebol nesta terça-feira.

O sistema atual, que envolve o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, passou a ser criticado após uma série de decisões polêmicas nas grandes ligas europeias.

Na tentativa de melhorá-lo, a Fifa disse que as empresas receberão "séries de dados anônimos" de decisões de impedimento, com base nas quais devem apresentar soluções possíveis.

A Fifa ainda disse que três provedores de tecnologia expressaram interesse em desenvolver uma tecnologia semiautomatizada para melhorar o processo de revisão de incidentes de impedimento.

"O objetivo deste desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos dos sistemas com base na coleta de séries de dados de centenas de incidentes de impedimento diferentes", disse a entidade.

A Fifa também informou que debateu o desenvolvimento do conceito do VAR "light", que almeja criar uma tecnologia mais acessível que pode ser implantada em todos os níveis do esporte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.