Publicado em 17/11/2020 às 15:20, Atualizado em 17/11/2020 às 16:29

Fifa pede mudanças no VAR após polêmicas em impedimentos

O sistema atual, que envolve o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, virou alvo de críticas

Redação,
Cb image default

Árbitro consulta VAR durante partida entre Brasil e Venezuela pelas eliminatórias para a Copa do Mundo 13/11/2020 Fernando Bizerra/Pool via REUTERS

Foto: Reuters

A Fifa pediu a empresas de tecnologia para conceberem maneiras de melhorar o visual do assistente de vídeo (VAR) para ajudar os árbitros nas decisões de impedimento, disse a entidade global de futebol nesta terça-feira.

O sistema atual, que envolve o uso de linhas pontilhadas para determinar se um jogador está impedido, passou a ser criticado após uma série de decisões polêmicas nas grandes ligas europeias.

Na tentativa de melhorá-lo, a Fifa disse que as empresas receberão "séries de dados anônimos" de decisões de impedimento, com base nas quais devem apresentar soluções possíveis.

A Fifa ainda disse que três provedores de tecnologia expressaram interesse em desenvolver uma tecnologia semiautomatizada para melhorar o processo de revisão de incidentes de impedimento.

"O objetivo deste desenvolvimento é melhorar ainda mais os algoritmos dos sistemas com base na coleta de séries de dados de centenas de incidentes de impedimento diferentes", disse a entidade.

A Fifa também informou que debateu o desenvolvimento do conceito do VAR "light", que almeja criar uma tecnologia mais acessível que pode ser implantada em todos os níveis do esporte.