Buscar

30/07/2021 às 12:30, Atualizado em 30/07/2021 às 12:13

Definido o último semifinalista da Taça Brasil de Futsal em Dourados

O Juventude AG (MS) despediu-se da competição com vitória elástica por 9 a 2 e ajudou a manter Mato Grosso do Sul na elite.

Cb image default
Foto - Monia Cris

Em duelo decisivo contra o Passo Fundo Futsal (RS), o Minas Tênis Clube (MG) garantiu, nesta quinta-feira, dia 29 de julkho, a última vaga à semifinal da 48ª Taça Brasil de Clubes de Futsal – Divisão Especial. O Juventude AG (MS) despediu-se da competição com vitória elástica por 9 a 2 e ajudou a manter Mato Grosso do Sul na elite.

Briga direta

O Minas Tênis Clube (MG) segue firme em busca do segundo título consecutivo e o quarto da história na Taça Brasil. Para isso, só a vitória interessava diante do Passo Fundo Futsal (RS) na última rodada, em briga direta pela segunda colocação do grupo A. O confronto foi intenso, digno de uma luta pela permanência na competição, mas o atual campeão levou a melhor, vencendo por 4 a 3.

Na primeira etapa, o Minas buscou mais o ataque, mas esbarrou na defesa bem postada do representante gaúcho, que também foi agressivo nos contra-ataques. Bola levantada em cobrança de lateral encontrou Ferro, que pegou em cheio de primeira, para sacudir a rede. Um golaço para inaugurar o placar.

O PFF teve a chance de empatar em tiro livre direto, mas Douglas Beiço parou em Anderson. Na segunda cobrança sem barreira, não deu para o goleiro alviceleste. Desta vez, Gabriel Rosa foi para a bola e finalizou com precisão no alto para empatar. A igualdade durou pouco e os minastenistas ficaram novamente em vantagem. Matheus Maia gingou para cima do marcador, limpou para o lado e bateu rasteiro para vencer o arqueiro.

O tento assinalado antes do intervalo motivou a equipe de Minas Gerais para o reinício da partida. Em blitz contra a defesa adversária, o Minas marcou mais dois, ambos dos pés de Lucas, em menos de dois minutos. Exposto, o Passo Fundo deu espaço para contragolpes, mas o time azul e branco não soube aproveitar, desperdiçando chances claras de dilatar ainda mais o placar.

Em desvantagem e precisando do empate para classificar, só restou à agremiação passo-fundense ir para o abafa. O técnico Juninho armou estratégia de rodar a bola rapidamente de uma ala a outra para encontrar espaços, o que surtiu efeito. Farinha, em chute da intermediária, diminuiu. Com goleiro-linha, a movimentação ofensiva ganhou intensidade. Ian ficou cara a cara com o goleiro Françoar e marcou: 4 a 3.

Nos minutos finais, com tons de dramaticidade, o Minas conseguiu suportar a pressão e ficar com a última vaga à semifinal. Agora, vai medir forças com o Joinville (SC), nesta sexta-feira (30), às 19 horas (horário de MS). O participante gaúcho, por outro lado, encerra sua primeira competição nacional de cabeça erguida.

Controle total

O Joinville EC (SC) terminou a primeira fase na liderança do grupo B, após golear o Abílio Nery (AM) por 5 a 0, no segundo jogo do dia. O Coelho, já classificado, ficou bem à vontade em quadra durante toda a partida e não foi ameaçado. Genaro (2x) e Igor Costa marcaram na etapa inicial, contando ainda com gol contra de Kleyton.

No segundo tempo, o clube catarinense tirou o pé do acelerador e fez passar o tempo com a posse de bola, como forma de poupar os atletas para a etapa decisiva do torneio. Mesmo assim, foi à rede mais uma vez, com Evandro. O JEC, agora, mira o tricampeonato, mas para isso precisará passar do Minas Tênis Clube (MG) na semifinal. O Abílio Nery não evitou o descenso do estado do Amazonas, que estará na Primeira Divisão da Taça Brasil em 2022.

Ritmo de treino

O Magnus Futsal (SP), único com 100% de aproveitamento, fechou a fase classificatória com sobras, com direito a goleada por 9 a 1 sobre a Apaefs/Buybet, outro representante de Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram 12 pontos somados, liderança do grupo A e geral. Como evidencia o placar, a agremiação sorocabana teve pleno domínio desde o apito inicial.

O primeiro gol, por exemplo, foi anotado com 30 segundos de jogo, com Sinoê, que marcou outro depois. Rodrigo Hardy (2x), Charuto (2x) e Leozinho (3x) fecharam a conta. O time de Campo Grande descontou com Rodriguinho, sendo o único gol marcado em toda a competição.

A tradicional e multicampeã equipe paulista quer alcançar seu primeiro título da Taça Brasil. Na semifinal, nesta quinta-feira (30), às 17 horas (de MS), os comandados do técnico Ricardinho enfrentam o Cascavel Futsal (PR), que encerrou o grupo B na segunda colocação, com 10 pontos e terceira melhor campanha geral.

Despedida empolgada

Sem chances de avançar à próxima fase, o Juventude AG, contra o Unidos do Cruzeiro (DF), teve a missão de manter Mato Grosso do Sul na Divisão Especial. Para isso, um empate bastava. Todavia, a equipe douradense fez mais do que o necessário e aplicou 9 a 2 no adversário brasiliense em sua despedida do torneio, ao lado da torcida presente no ginásio. Com o revés, a representação do Distrito Federal foi rebaixada à Primeira Divisão.

Os gols foram marcados por Dú, Chico (2x), Rikelme (2x), Maranhão, Simi, Matheus Ribeiro e Marcelinho. O Aruc diminuiu com o capitão João Marcelo e Manoel Júnior. Prata da casa, Matheus Ribeiro valorizou o triunfo elástico e a oportunidade de marcar em sua cidade natal, pela principal competição da CBFS. “Jogar em casa é uma sensação muito boa, ainda mais em uma competição bem visada. Poder ir às redes, então, é incrível, abracei a oportunidade”, disse o ala de 19 anos.

A vitória dá injeção de ânimo ao time sul-mato-grossense, que na próxima terça-feira (3), às 18 horas (de MS), tem o “jogo da vida” pela Liga Nacional de Futsal (LNF) 2021. Para continuar sonhando com classificação às oitavas, precisa bater o Joinville (SC) no ginásio da Unigran.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.