Buscar

13/01/2018 às 10:00, Atualizado em 12/01/2018 às 20:50

Sobe para 16 o número de cidades em emergência por causa das chuvas

Segundo a Defesa Civil, mais de 42 mil pessoas foram afetadas pelos estragos.

Cb image default
Trecho de estrada no interior que foi levado pela enxurrada (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Subiu para 16 o número de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas em Mato Grosso do Sul. Conforme a Defesa Civil Estadual, 42.339 pessoas foram afetadas.

O coordenador-adjunto do órgão, o tenente-coronel Fábio Catarinelli explica que a contagem é feita incluindo a população indiretamente atingida. “Quando a estrada de acesso a um assentamento rural é interrompida, a quantidade de pessoas do entorno é incluída nessa lista porque foi prejudicada”, detalha.

Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo e Amambai já publicaram decretos municipais com validade de 180 dias. Destas, 7 foram vistoriadas e um decreto estadual deve validar a situação.

Nestes seis meses, as prefeituras podem fazer contratação de serviços emergencialmente, sem licitação, por exemplo.

Ainda segundo a Defesa Civil, neste ano, já foram reportadas 27 ocorrências de desastres naturais em todo o Estado – por causa das chuvas intensas, os registros são de alagamentos, que desabrigam ou desalojam famílias, e vendavais, que destroem casas e comércios, por exemplo.

Até o momento foram constatados somente danos materiais, principalmente nas estradas vicinais, pontes de madeira e acessos. Não há registro de nenhuma pessoa ferida ou desaparecida e também não há mais nenhuma família desalojada em Porto Murtinho, onde um bairro inteiro ficou inundado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.