Buscar

22/02/2017 às 15:31, Atualizado em 22/02/2017 às 12:18

Salões de beleza em MS vão orientar mulheres contra violência doméstica

Projeto será uma das ações realizadas em março, mês das mulheres.

Cb image default
Prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Uma ação inédita no país contra a violência doméstica será iniciada em março, mês da mulher. É o projeto “Mãos emPENHAdas Contra a Violência”, promovido pelo poder judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande.

A iniciativa terá a parceria de salões de beleza, que serão multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Os estabelecimentos terão um selo de parceria para identificar a participação na campanha.

O trabalho foi apresentado na segunda-feira (20), às representantes de salões de beleza, na Casa da Mulher Brasileira. A ideia é capacitar cabeleireiras, manicures e depiladoras a reconhecer nas clientes traços de violência doméstica e familiar.

As profissionais poderão dar conselhos sobre a existência de medidas protetivas e outras providências contra o agressor. A capacitação dos profissionais está marcada para o dia 13 de março.

Estatística

Desde o início do ano até esta quarta-feira (22) foram registrados 718 boletins de ocorrência por violência doméstica em Mato Grosso Sul. A maioria dos casos é de mulheres agredidas pelos companheiros. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Serviço

Denúncias sobre casos de violência doméstica podem ser feitas em qualquer unidade policia, e todos são encaminhados à Casa da Mulher Brasileira para investigação. O local fica na rua Brasília, no Jardim Imá, perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O atendimento é 24 horas no local. O telefone para contato é (67) 3304-7575 e para denúncias é o 180.

O local é um espaço onde as mulheres sul-mato-grossenses podem receber atendimento humanizado e integrado, da Polícia Civil através da Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), Juizado Criminal, Defensoria Pública e Promotoria do Ministério Público.

Lá também funciona uma brinquedoteca, para onde são levadas crianças filhas das vítimas da violência doméstica, durante o tempo em que estiverem recebendo atendimento.

Fonte - G1MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.