Buscar

13/04/2017 às 20:00, Atualizado em 13/04/2017 às 20:04

Mato Grosso do Sul vai mapear violência contra mulher no Estado por 15 meses

MS tem uma denúncia de violência a cada 1 hora e 27 minutos.

Cb image default
Foto - reprodução Internet

Mato Grosso do Sul vai promover estudo que pretende mapear pelos próximos 15 meses, o índice de agressão contra a mulher em seus 77 municípios e os impactos relacionados à saúde. A ideia do projeto é de desenvolver ações que visem o combate a violência. O início do projeto foi assinado hoje, 13.

O plano conta com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Xaraés Consultoria e Projetos, com a Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU Mulheres) e a Organização Pan-Americana para as Mulheres (OPAS).

O Estado registrou, nos três primeiros meses deste ano, 5 mil ocorrências de violência contra a mulher – o que corresponde a uma denúncia a cada 1 hora e 27 minutos. Os dados são da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres.

A subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja, esteve no local e informou que das cinco mil ocorrências, 1,7 mil casos foram registrados somente na Capital, portanto, 18 mulheres sofreram, por dia, algum tipo de violência. “Nesse tempo foram seis feminicídios e 12 tentativas”, acrescentou.

De acordo com a Luciana, as escolas públicas também devem entrar no processo de conscientização. “Prevenção da Lei Maria da Pena nas escolas, para conscientizar meninos e meninas sobre machismo, misoginia que subjuga a mulher”.

O presidente da Cassems, o médico Ricardo Ayach, salientou que a violência contra a mulher não é um problema de segurança, mas social e de saúde pública, e advertiu que Mato Grosso do Sul é o 5º estado com mais registros de feminicídios no mundo.

Impactos na saúde

O “Relatório Mundial sobre Violência e Saúde 2002” da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 48 pesquisas realizadas com populações do mundo todo, entre 10% a 69% das mulheres relataram ter sofrido agressão física por um parceiro íntimo em alguma ocasião da sua vida. Para muitas dessas mulheres, a agressão física não foi um evento isolado, mas sim parte de um padrão contínuo de comportamento abusivo.

Ainda segundo o relatório da OMS, as consequências do abuso são profundas, indo além da saúde e das felicidades pessoais, chegando até mesmo a afetar o bem-estar de comunidades inteiras. Viver um relacionamento violento afeta o senso de auto estima de uma mulher e sua capacidade de participar do mundo. Estudos mostram que mulheres que sofreram abuso são rotineiramente restringidas em suas formas de acesso a informação e serviços, participar da vida pública e receber apoio emocional de amigos e parentes. Não é de surpreender que, frequentemente, essas mulheres não consigam cuidar de si mesmas e de suas crianças, tampouco consigam procurar empregos e seguir carreiras.

De acordo com dados do Instituto Avon e do Data Popular, três em cada cinco mulheres jovens já foram agredidas em seus relacionamentos efetivos e 48% das mulheres já haviam sofrido algum tipo de violência em sua própria residência. Em Mato Grosso do Sul, as mulheres sofrem com violência em todas as regiões do Estado e cidades como Dourados, Campo Grande, Paranaíba, Cassilândia, Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã estão no topo do ranking desse tipo de ocorrência. Entre os anos de 2003 e 2015, 664 mulheres foram internadas por agressão nos serviços de saúde no Estado de Mato Grosso do Sul.

Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.