Buscar

07/10/2018 às 10:30, Atualizado em 06/10/2018 às 19:03

Mais de 120 jornalistas são agredidos ao cobrir as eleições de 2018

Agressões também acontecem na internet, onde repórteres têm os perfis inundados por xingamentos.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) registrou mais de 120 agressões a jornalistas em contexto político partidário e eleitoral neste ano. Ao todo, toram 64 ocorrências de assédio nas redes sociais e 59 atentados físicos contra jornalistas.

“Um país que não compreende a diferença entre crítica ao trabalho jornalístico e violência contra profissionais da imprensa coloca a democracia e a si próprio em grave risco”, disse a Abraji em nota de repúdio.

Um dos últimos casos, divulgado no portal da entidade, envolve uma repórter da Rádio Bandeirantes, agredida verbalmente e com uma cabeçada por um manifestante em ato de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Segundo a Abraji, a jornalista entrevistava uma capitã da Polícia Militar sobre a preferência da corporação em fazer proteção apenas dos manifestantes em uma das faixas da Paulista, quando o homem se aproximou e começou a ofendê-la, aos gritos. A repórter pegou o celular para registrar a agressão e afirmou que faria um boletim de ocorrência contra o homem, que, em seguida, lhe deu uma cabeçada.

Ataques online

Os ataques acontecem também na internet. Repórteres têm os perfis inundados por xingamentos e até mesmo por ameaças. “Ofensas, assédio e ameaças a jornalistas com o objetivo de silenciá-los são sintomas de desprezo pela democracia. É urgente e necessário que os candidatos no pleito atual se manifestem publicamente contra tais ataques e os desencorajem. O silêncio diante da violência praticada por seus apoiadores configura conivência com ataques à liberdade de expressão”, argumenta a Abraji.

Um estudo feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas mostra que – entre 18 de setembro e 2 de outubro – 945,3 mil postagens no Twitter abordaram a cobertura da imprensa em relação às eleições.

(por Mariana Tokarnia, Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.