Buscar

31/10/2018 às 12:01, Atualizado em 31/10/2018 às 14:13

Gilberto Garcia recebe hoje na Capital o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

A homenagem que será conferida ao prefeito de Nova Andradina representa a mais importante Comenda do Estado.

Cb image default
Foto - Assessoria

O prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, será agraciado em Solenidade a ser realizada nesta quarta-feira (31), na Assembleia Legislativa, com o título de cidadão sul-mato-grossense. A homenagem foi uma propositura do deputado estadual Renato Câmara através de Projeto de Resolução aprovado em plenário na Casa de Leis por unanimidade.

O chefe do executivo da cidade de Nova Andradina é reconhecido por sua capacidade de diálogo, respeito às diferentes correntes de pensamento e competência administrativa, possuindo histórico de trabalho que muito contribuiu para o desenvolvimento de Nova Andradina, da região do Vale do Ivinhema e do Estado de Mato Grosso do Sul.

Gilberto, eleito por duas vezes prefeito da principal cidade do Sudeste do Estado, é filiado ao Partido da República, no qual, desempenha um dos papeis mais importantes na Executiva Estadual, atuando como Secretário Geral da legenda.

Na justificativa do projeto, o deputado destacou o currículo do homenageado, que o capacita a receber tão honroso título. Nascido em 19 de outubro de 1953, no município de Primeiro de Maio, Norte do Paraná, José Gilberto Garcia, o mais velho dos 7 filhos de Francisco Garcia e Tereza Perez, migrou com sua família para a cidade Terra Rica, onde desde a infância conciliava trabalho e estudo.

Ainda em Terra Rica, no ano de 1978 casou-se com Joana Darc Bono Garcia com quem teve um casal de filhos, Danilo e Carolina. Formou-se em Administração de Empresas no ano de 1979 na Fafipa em Paranavaí e desde então, já se destacava profissionalmente.

Na segunda metade da década de 1980, mudou-se para Nova Andradina, no Estado de Mato Grosso do Sul, e na cidade empreendeu no ramo do comércio de peças para automóveis. Destacou-se no município pela seriedade e competência profissional, elemento de sua personalidade que o constituiu como uma das mais respeitadas lideranças empresariais da região.

Já na primeira metade da década de 1990, foi elevado ao posto de Venerável Mestre na Loja Maçônica “Obreiros Ocultos” e eleito presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Andradina, a ACINA. Mas, foi nos anos 2000 que alcançou o apogeu de sua carreira, quando indicado ao principal posto da gestão municipal nos mandatos de 2001-2004 e 2005-2008, ocupando a Secretaria de Governo, que o projetou como prefeito, eleito em 2008, para o mandato de 2009-2012.

Em 2016, na eleição mais disputada da história de Nova Andradina, José Gilberto Garcia foi reconduzido ao cargo de chefe do executivo por uma margem de 0,1% de votos para o mandato de 2017-2020. Sua esposa Joana Darc, foi eleita vereadora no mesmo pleito. Seus primeiros meses de governo, marcados por destravar projetos que atravessavam anos inacabados, tem como lema “gente em primeiro lugar”, tendo a habitação e educação como os carros-chefes das políticas públicas implementadas.

Seu desempenho é aprovado por ampla maioria da população e sua administração se destaca como uma das mais bem avaliadas do Estado de MS.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.