Buscar

31/03/2018 às 17:00, Atualizado em 31/03/2018 às 12:27

Com novos recursos, portal da ALMS é acessível e inclusivo aos cidadãos

O VLibras é um conjunto de ferramentas de tradução automática de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais.

Cb image default
Foto: Wagner Guimarães

O portal institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) conta, a partir desta quarta-feira (28/3), com recursos de acessibilidade inclusiva. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso das informações do que acontece no Poder Legislativo a todos que visitam o site.

Logo na primeira página, é possível acessar os canais Alto Contraste e Aumento da Fonte, além do Menu com Atalhos, VLibras e o Audima, para ajustar a visualização conforme a necessidade dos cidadãos com baixa visão, surdos e/ou mudos.

O VLibras é um conjunto de ferramentas de tradução automática de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizá-las tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Já o Audima é uma ferramenta criada por brasileira converte texto em áudio com locução natural e permite navegação mais agradável ao diferenciar palavras de imagens. É possível fazer o download do aplicativo no link audima.co/startnow/.

Conheça outros recursos:

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.

Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente à pesquisa do site.

Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.

Esses atalhos estão disponíveis para todos que utilizam o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores. Para quem prefere o Internet Explorer, é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao rodapé é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número. Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número. No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Saiba mais clicando no link ao lado: http://www.al.ms.gov.br/Pagina/719

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.