Buscar

09/04/2023 às 07:29, Atualizado em 08/04/2023 às 15:12

Número de motoristas habilitados para dirigir caminhões diminui no Brasil

De acordo com o levantamento, o declínio desses números pode estar relacionado à baixa remuneração dos motoristas.

Cb image default
Divulgação

Dados do estudo feito pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), com base nas informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apontam que em 2022 no Brasil o número de motoristas com CNH categoria C para dirigir caminhões teve queda de 1,67% em relação a 2021. Isso equivale a 4,3 milhões pessoas.

Para se ter uma ideia, em 2015 eram 5,6 milhões habilitados para a referida categoria. Logo, hoje, temos 1,2 milhão de motoristas a menos que 2015. Os dados mostram, ainda, que desde 2015, o número de habilitados cai em torno de 5,9% ao ano, enquanto, antes, o crescimento era em torno de 1,4% a cada 12 meses.

O estado de São Paulo, embora contemple a maior frota de veículos do País, é, também, a região em que a queda de motoristas com CNH categoria C é ainda maior, chegando a registrar redução de 8,9% entre 2017 e 2018.

Possíveis causas

De acordo com o levantamento, o declínio desses números pode estar relacionado à baixa remuneração dos motoristas. Assim como à falta de uma boa estrutura de trabalho.

Neste sentido, a Confederação Nacional dos Transportes – CNT, apontou, por exemplo, que os caminhoneiros precisam trabalhar 13 horas por dia para ter uma renda mensal de R$ 4 mil. Este valor está abaixo do necessário tendo em vista o custo de manutenção do veículo, além da desvalorização recorrente do frete.

A Confederação acrescenta que o diesel representa até 50% dos gastos mensais com o caminhão, sendo o mesmo que mais inflacionou nos últimos dois anos.

Escassez de novos motoristas

Diante deste cenário, tem-se como resultado a falta do interesse dos jovens pela profissão.

A categoria C permite aos motoristas dirigir veículos de carga não articulados. Ou seja, caminhões toco ou trucados com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. É possível aos condutores migrarem para as categorias posteriores D e E, que permitem dirigir caminhões pesados, carretas e ônibus.

Por fim, o estudo registrou que, atualmente, 60% dos profissionais habilitados na categoria C têm mais de 50 anos.

Com informações do Portal do Trânsito

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.