Buscar

15/03/2024 às 14:30, Atualizado em 15/03/2024 às 12:19

Indicação sugere capacitação sobre Projeto de Pé Diabético ofertado pelo CER/APAE

A iniciativa visa suprir uma lacuna que se observa entre os profissionais das ESF's e a população em relação aos serviços oferecidos pelo CER/APAE

Cb image default
Divulgação

A vereadora Marcia Lobo (MDB) apresentou durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal a Indicação 55/2024, que sugere a extensão de informação e capacitação aos funcionários das Estratégias de Saúde da Família (ESF's) sobre o projeto de pé diabético ou pé com deformidade oferecido pelo Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE (CER/APAE).

A iniciativa visa suprir uma lacuna que se observa entre os profissionais das ESF's e a população em relação aos serviços oferecidos pelo CER/APAE. Segundo a justificativa apresentada pela vereadora, embora o CER/APAE ofereça diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva para pacientes com pé diabético ou com deformidades, muitas vezes essas informações não chegam aos profissionais das ESF's nem à população que poderia se beneficiar delas.

Através desse projeto, o CER/APAE disponibiliza próteses, calçados específicos sob medida e até sugestões para cirurgias corretivas, porém, de acordo com Marcia Lobo, a falta de conhecimento sobre esses recursos por parte dos profissionais de saúde da rede básica limita o acesso dos pacientes a esses benefícios.

"É fundamental que os profissionais das ESF's sejam devidamente informados e capacitados para que possam repassar esses conhecimentos aos pacientes que necessitam desses benefícios", ressaltou a vereadora em sua justificativa.

A Indicação 55/2024 segue agora para análise do Executivo municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.