Buscar

18/03/2024 às 15:29, Atualizado em 18/03/2024 às 16:12

Nova Andradina inova ao adotar telemedicina na saúde municipal

Projeto pioneiro em parceria com o Estado e o Hospital Albert Einstein promete revolucionar o atendimento médico no município

Cb image default
Divulgação

Nova Andradina se destaca mais uma vez ao trazer um projeto inovador que promete revolucionar o atendimento médico no município: a telemedicina. Impulsionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o renomado Hospital Israelita Albert Einstein.

O programa teve início na última sexta-feira (15) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, sendo essa a unidade de saúde piloto para essa modalidade. Nos primeiros atendimentos, foram beneficiados dois pacientes com indicação médica de avaliação com cardiologista, inaugurando assim o serviço. No entanto, o programa abrange outras especialidades essenciais, como endocrinologia, neurologia, pneumologia e psiquiatria.

Além da comodidade para os pacientes, a telemedicina também traz benefícios para os profissionais locais. Os médicos da unidade de saúde, que acompanharam os primeiros atendimentos, destacaram a agilidade nos processos, desde as avaliações até os encaminhamentos de exames, e ressaltaram a oportunidade de aprendizado com especialistas do Hospital Albert Einstein, promovendo uma valiosa troca de experiências.

O sucesso do projeto visa não apenas a redução de filas e a maior agilidade no atendimento, mas também a capacitação dos profissionais de saúde. “A telemedicina não apenas conecta médicos especialistas a pacientes distantes, mas também fortalece o conhecimento local, capacitando os médicos da unidade básica de saúde para lidar eficazmente com diversos quadros clínicos”, enfatizou o Secretário de Saúde, Hernandes Ortiz.

O prefeito Gilberto Garcia ressaltou a importância da iniciativa para a melhoria da saúde municipal. "A telemedicina é um avanço significativo que proporcionará maior acesso a serviços médicos de qualidade para nossa população. Estamos comprometidos em oferecer o melhor em saúde para os cidadãos de Nova Andradina", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.