Buscar

06/01/2024 às 14:31, Atualizado em 06/01/2024 às 10:54

Veja o que muda com a suspensão da vacinação contra febre aftosa em São Paulo

Brasil deve se tornar totalmente livre de Febre Aftosa sem vacinação até 2026

Cb image default

Estado de São Paulo irá suspender vacinação contra febre aftosa em 2024

Reprodução

A vacinação contra a febre aftosa no rebanho pecuário será suspensa em 2024 no estado de São Paulo. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) anunciou a suspensão no final da última campanha realizada em novembro do ano passado no estado e o objetivo é obter, em 2025, o reconhecimento internacional do rebanho sem vacinação.

Em São Paulo, diferentes medidas serão adotadas para a manutenção da sanidade do rebanho pecuário. “São ações que assim como para a retirada, precisarão do empenho de todo o setor produtivo envolvido, uma vez que a vigilância será um dos principais métodos de prevenção da doença e também para detecção precoce no caso de reintrodução da enfermidade”, comenta Breno Welter, médico-veterinário e gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA).

No Brasil, os estados Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe terão a última dose da vacina aplicada em abril de 2024. A medida é importante para que acompanhem os demais Estados do Bloco IV e não haja restrição de animais e produtos.

A meta, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária é que o Brasil se torne totalmente livre de Febre Aftosa sem vacinação até 2026. Para isso, também será publicada uma norma indicando que a partir de 1º de maio de 2024 haverá restrição na movimentação de animais e de produtos entre os estados que foram autorizados a suspender a vacinação e as demais unidades federativas que ainda praticam a vacinação no país.

Atualmente, os estados que irão manter a vacinação contra a doença são Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e parte do Amazonas. A restrição, de acordo com o Ministério, é necessária, pois para o reconhecimento, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) exige a suspensão da vacinação contra a doença e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por pelo menos 12 meses.

A partir da retirada da vacinação, o produtor, que antes imunizava o rebanho nos meses de maio e novembro, agora precisará efetuar, nos mesmos meses, a declaração do rebanho, assim como era realizado. Além dos bovídeos, é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suínos, ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

Com informações do Portal da BAND

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.