Buscar

26/08/2023 às 16:40, Atualizado em 26/08/2023 às 10:44

Cresce número de atendimento a mulheres vítimas de violência em MS

De acordo com o HU, 30 mulheres já buscaram assistência na unidade desde 1º de janeiro

Cb image default
Fachada do HU, em Campo Grande. (Foto: Agecom/UFMS) 

O HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), que oferta direito à assistência especializada e acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência sexual de forma gratuita e pelo SUS (Sistema Único de Saúde), já atendeu 30 casos específicos de 1º de janeiro a 20 de agosto de 2023. O dado foi divulgado na última quinta-feira (24), conforme o site Campograndenews.

Segundo a nota enviada à imprensa, até ano passado, a média de atendimentos era de 20 casos ao ano.

Referência no estado, o acolhimento é realizado pela equipe multidisciplinar por meio do agendamento e da escuta qualificada, além do serviço de atenção ao aborto legal e violência sexual.

Os atendimentos começaram em 2016, explica o chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Ricardo dos Santos Gomes. “A importância dessas mulheres, crianças e adolescentes chegarem ao serviço encaminhadas pelos serviços de saúde, segurança, defensoria e por demanda espontânea é ultrapassar as barreiras de forma a garantir os direitos sociais e constitucionais, além disso oportunizar um acolhimento com empatia e livre de julgamentos”.

“Elas não precisam peregrinar a vários locais, nem repetir suas histórias inúmeras vezes, já que conseguem realizar praticamente tudo no serviço especializado”, explicou Gomes.

Números - Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou mais de cinco mil homicídios de mulheres e feminicídios em 2022. No âmbito regional, o estado foi o 12º com mais de 20 registros.

Conforme o relatório, em 2022 foram distribuídas e concedidas 522 mil medidas protetivas de urgência para brasileiras dos 27 estados do país, um crescimento de mais de 42 mil documentos expedidos em relação ao ano anterior, que teve 480 mil concessões.

Como ajudar - Qualquer pessoa pode e deve denunciar indícios de violência contra a mulher. Para isso, existem canais como a Central de Atendimento à Mulher 180, serviço gratuito e em funcionamento durante 24 horas por dia, em todo o Brasil.

Outra forma de solicitar ajuda, é a página da ONDH, por e-mail para o endereço eletrônico [email protected], ou no aplicativo Direitos Humanos no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.