Buscar

06/09/2023 às 07:00, Atualizado em 05/09/2023 às 16:52

Absolvido, delegado de polícia acusado de corrupção vai reassumir cargo

O referido delegado chegou trabalhar em Nova Andradina

Cb image default
Divulgação

Absolvido das acusações de corrupção passiva e organização criminosa no âmbito da Operação Codicia, o delegado de polícia Patrick Linares da Costa vai reassumir o cargo.

Nesta terça-feira (5), o corregedor-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, delegado Márcio Rogério Faria Custódio, publicou portaria revogando o afastamento, que havia sido determinado pela Justiça estadual como medida cautelar, segundo o Campograndenews.

Em abril do ano passado quando foi afastado na operação deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Patrick Linares da Costa estava lotado na 2ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Entretanto, agora deverá ser lotado em delegacia da Capital. Mesmo num pequeno período, o referido delegado também trabalhou em Nova Andradina.

Conforme a portaria da Corregedoria-Geral, a decisão publicada hoje leva em conta a decisão da 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, que no dia 25 do mês passado absolveu o delegado, revogou todas as medidas cautelares anteriormente fixadas e determinou seu retorno à função de delegado de polícia.

A operação, que investigou esquema de cobrança de propina na delegacia para liberação de veículos apreendidos, foi deflagrada no dia 25 de abril de 2022, dois dias antes de Patrick Linares ser empossado como juiz-substituto após passar no concurso público em 2021. Por causa do processo, a posse está suspensa até agora.

O caso – Patrick Linares, o também delegado de polícia Rodrigo Blonkowski e vários agentes, perito e escrivães foram acusados de transformar a 2ª DP de Ponta Porã em “balcão de negócios”, cobrando propina de pessoas físicas e de empresas para liberar veículos apreendidos. O MP chegou a pedir a prisão dos delegados, mas o pedido foi negado pela Justiça.

No dia 25 de agosto deste ano, o juiz Marcelo Guimarães Marques, da 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, emitiu sentença no quarto e último processo instaurado sobre o caso.

Além de Patrick Linares, foram absolvidos do crime de corrupção passiva os policiais Márcio André Molina Azevedo, Mauro Ranzi, Rogério Insfran Ocampos, Adriana Jarcem da Silva e o também delegado Rodrigo Blonkowski. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.