Buscar

14/05/2019 às 14:43, Atualizado em 14/05/2019 às 18:37

WhatsApp pede para usuários atualizarem app para barrar hackers

Utilização do aplicativo dava brechas para quebra de segurança dos usuários.

Cb image default
Divulgação

O aplicativo de mensagem WhatsApp pede para que os usuários atualizem a aplicação o mais rápido possível. 

O motivo foi o descobrimento de uma falha de segurança que dá brecha para a instalação de malwares em Iphones e Androids. Com a brecha, hackers teriam acesso a informações privadas e até podem monitoras as atividades do aparelho.

A brecha de segurança foi usada uma empresa israelense, chamada NSO, para monitorar ativistas de direitos humanos, bem como grupos de jornalistas e até mesmo dissidentes que se opõem ao regime do governo da Arábia Saudita.

A brecha foi descoberta depois que um advogado de Londres envolvido com processos que têm a NSO como alvo começou a desconfiar do comportamento de seu telefone. Ele relatou que passou a receber várias ligações de voz oriundas da Noruega. As ligações eram feitas em horários estranhos, e nunca se completavam.

Ele, então, buscou auxílio de um laboratório especializado em segurança digital, chamado Citizen Lab, ligado à Universidade Toronto. Os técnicos do laboratório confirmaram que o telefone havia sido infectado por um spyware desenvolvido pela NSO. O laboratório informou o Departamento de Justiça norte-americano e também o Facebook, dono do WhatsApp.

O WhatsApp logo liberou uma correção para a falha: os responsáveis pelo aplicativo, agora, encorajam todos os usuários a fazer o update do app para garantir a segurança dos aparelhos. Importante dizer que, para ter o telefone infectado, o usuário não precisa fazer nada: basta receber uma chamada de voz (e, como no caso do advogado londrino), nem é preciso atendê-la para que o spyware seja instalado.

SAIBA MAIS

Huawei volta ao Brasil e promete câmera quádrupla que…

12h49 - 30/04/2019

Além de atualizar o próprio aplicativo do WhatsApp, os engenheiros do Facebook recomendam aos usuários que também atualizem o sistema operacional (iOS ou Android) dos aparelhos. Em alguns casos, o aplicativo já foi atualizado automaticamente nesta segunda-feira, dia 13. Porém se não for o seu caso, é recomendável fazer a atualização manualmente, acessando a loja de aplicativos (App Store ou Play Store) e procurando pela guia ou seção de Updates.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.