Publicado em 21/01/2019 às 15:00, Atualizado em 21/01/2019 às 15:29

WhatsApp limita a partir de hoje encaminhamento de mensagens para até 5 contatos

Lançamento acontece para todo o mundo. Inicialmente para os sistemas Android e depois para iOS.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O WhatsApp divulgou nesta segunda-feira (21) que será lançada a atualização para que mensagens sejam encaminhadas para até cinco contatos de indivíduos ou grupos. A medida é um esforço para combater a ampliação de noticias falsas.

Conforme o jornal O Globo, a atualização será lançada ainda hoje para todo o mundo. Inicialmente para o sistema Androide e depois iOS, segundo informado pelo diretor de Comunicações da companhia, Carl Woog.

Anteriormente a medida havia sido limitada a 20 destinatários. Apenas na Índia já havia sido reduzido para cinco contatos em julho de 2018, depois de uma série de linchamentos e homicídios provocados por boatos divulgados pelo aplicativo.

Ainda segundo a vice-presidente de Comunicações do WhatsApp, Victoria Grand, como cada grupo pode ter até 256 membros, uma mensagem pode ser encaminhada para 1.280 usuários de uma vez, contra 5.120 (regra anterior). Com a medida a expectativa é impor essa dificuldade e restringir a dispersão dos fake News.

É bem fácil testar a nova trava. Basta segurar o dedo em uma mensagem recebida (que pode ser texto, vídeo, link ou imagem) e clicar no ícone da seta, que indica compartilhamento.

Em seguida, tente selecionar mais de cinco contatos ou grupos para receber o aviso de que você atingiu o limite. Ainda conforme o Tecmundo, vale lembrar que o limite tem uma certa "brecha", já que grupos podem contar com muito mais de cinco contatos.

Além disso, você pode repetir o procedimento com cinco pessoas de cada vez, mesmo que o procedimento seja bem mais trabalhoso.