Buscar

23/03/2022 às 06:30, Atualizado em 22/03/2022 às 17:51

O que é o WhatsApp GB e quais são os riscos de usar a versão pirata do aplicativo

No Twitter, usuários relatam que tiveram seus números banidos no WhatsApp. Especialista alerta para o risco de segurança envolvido no uso da versão alternativa.

O WhatsApp está banindo usuários que baixarem versões alternativas do seu aplicativo. De acordo com relatos no Twitter, a plataforma de mensagens está bloqueando contas que acessarem o serviço por meio do app chamado "WhatsApp GB".

O nome do aplicativo figura, inclusive, entre os principais assuntos comentados na rede social desde a última segunda-feira (21). O WhatsApp GB é uma espécie de clone da plataforma de mensagens desenvolvida pela Meta.

O aplicativo se conecta a uma conta de WhatsApp e oferece funções extras, como: agendamento de mensagens, a possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.

A versão só está disponível para celulares com Android. O app precisa ser baixado fora da Play Store, loja oficial de aplicativos do Google. Esse fato, por si só, já configura um risco para a segurança dos usuários, aponta Thiago Ayub, especialista em segurança consultado pelo g1 (leia mais a seguir).

O time de comunicação da empresa alerta que não existe nenhuma outra versão oficial do aplicativo a não ser o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business. As duas estão disponíveis nas lojas de aplicativos de Google e Apple. Ainda é possível acessar o comunicador pela internet na versão Web.

A empresa justifica a falta de suporte ao WhatsApp GB e outros aplicativos semelhantes dizendo que não consegue garantir a segurança desse tipo de app alternativo.

Riscos para a segurança

Para o especialista em segurança Thiago Ayub, esse tipo de aplicativo pode ser um terreno fértil para criminosos explorarem vulnerabilidades. Mesmo que seus criadores tenham boas intenções, softwares como o WhatsApp GB podem ser uma porta de entrada para contas e celulares dos usuários.

"A questão é que as comunicações trocadas no WhatsApp são sigilosas, passar isso para uma segunda empresa que você não conhece e que não tem confiança, abre sempre um risco", explica Ayub.s em sites que nem sempre são confiáveis. Ayub não descarta a possibilidade de hackers usarem o aplicativo para inserirem softwares maliciosos ou mesmo usar o tema como isca para as vítimas.

"Já tivemos casos de um grupo criar um malware, embutir no software e a própria fabricante não perceber", conta o especialista. "Na loja oficial há um sistema de checagem sobre a segurança do aplicativo".

O especialista ainda aponta que empresas como a Meta não podem ser responsabilizadas caso ocorram vazamento de dados associados ao uso de apps como o WhatsApp GB e outros que realizam funções semelhantes.

Contas banidas

De acordo com as páginas de ajuda do WhatsApp, usuários que receberam a mensagem de "temporariamente banido" podem mudar para a versão oficial do aplicativo para restabelecer sua conexão.

Quem continuar usando o WhatsApp GB ou semelhante pode ser banido de forma permanente. A empresa também recomenda que os usuários façam um backup do histórico de suas conversas antes da migração.

Com informações do G1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.