Buscar

28/07/2019 às 15:30, Atualizado em 28/07/2019 às 11:55

Novo golpe que circula pelo WhatsApp usa consulta e saque ao FGTS como isca

A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas.

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp usa o saque do FGTS como isca para atrair vítimas. Em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso, segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe.

Publicação do Uol explica, que ao clicar no link do golpe, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa, com perguntas como "Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?" e "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?". Independentemente das respostas, ele é encaminhado a uma nova página, que pede para compartilhar o link com mais dez amigos do WhatsApp e liberar o suposto saque de sua conta.

"O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima", disse Emilio imoni, diretor do dfndr lab.

"Além disso, ele é direcionado a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas".

Para não cair em ataques como esse, o especialista sugere tomar alguns cuidados, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não e desconfiar de promessas fáceis ou muito vantajosas, incluindo supostos benefícios do governo.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.