Buscar

02/11/2017 às 11:04, Atualizado em 02/11/2017 às 00:21

Novo golpe no WhatsApp: Fraude promete CNH de graça para os usuários

Dados dos internautas acabam roubados.

Cb image default
Divulgação

Milhões de usuários do WhatsApp estão caindo em um novo golpe que usa o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social como isca. O alerta foi dado pela empresa de segurança e tecnologia PSafe.

A empresa explica que hackers estão atacando pessoas que recebem menos de 2 salários mínimos ou que estão desempregadas há mais de um ano. Como destaca o jornal Extra, essa é a população que tem direito a participar do programa CNH Social, que possibilita se habilitar na categoria ‘B’, de forma gratuita.

A fraude promete que há uma nova seleção de candidatos à CNH Social e pede que o usuário faça o preenchimento de seus dados pessoais (nome completo, data de aniversário e estado no qual reside). Em seguida, o usuário é induzido a compartilhar a falsa promessa com dez amigos ou em cinco grupos do WhatsApp.

Depois disso, ao clicar três vezes no botão compartilhar, a vítima é redirecionada para uma página no Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, com intuito de dar credibilidade ao anúncio.

A publicação refere que a página já tem mais de 4,5 mil seguidores e o post da promessa já tem mais de 10 mil compartilhamentos.

Os especialistas alertam que os usuários de smartphone devem ter instalado um software de segurança com a função "anti-phishing" ou "anti-hacking", para evitarem cair em golpes. Simoni destaca que esse sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual e alertá-los em tempo real sobre as ameaças recebidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.