Buscar

28/05/2018 às 08:30, Atualizado em 27/05/2018 às 20:01

Mensagem no WhatsApp com camiseta de graça da seleção brasileira é golpe

Ao abrir o endereço, surge uma página que induz os usuários a responderem perguntas para ganhar a nova camiseta da seleção brasileira.

Cb image default
Divulgação

A Copa do Mundo está logo aí e um novo golpe no WhatsApp tem usado o tema e animação dos torcedores para enganar usuários.

Prometendo camisetas oficiais da seleção brasileira da Nike, o texto que tem circulado pelo serviço de mensagens exibe um link que não tem nenhuma ligação com o site oficial da marca.

Ao abrir o endereço, surge uma página que induz os usuários a responderem perguntas para ganhar a nova camiseta da seleção brasileira.

Ao final, a mensagem ainda pede que os usuários compartilhem a falsa promoção com outros usuários do WhatsApp. Só que a camiseta nunca chega.

Até o momento, não temos informações de quantas pessoas foram atingidas pela fraude. Mas nos últimos dois dias, recebi mensagens parecidas de quatro grupos de WhatsApp diferentes. O que indica que o golpe pode se espalhar rapidamente.

Em uma das mensagens, aparecia o texto: "Patrocinadores da Seleção Brasileira comemoram 22 anos de apoio ao time e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".

A outra dizia: "Nike comemora 22 anos vestindo a Seleção Brasileira e está dando grátis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha".

Observe que as frases têm erros de acentuação e concordância. Logo, são os primeiros indícios de que a mensagem pode ser falsa.

Golpes como o de agora podem ser usados para roubar os dados dos usuários ou cadastrar o número dos celulares em serviços de SMS pagos. Neste último caso, o crédito de celular da vítima ou a conta de telefone podem ser impactados.

Para evitar problemas assim, desconfie sempre de mensagens que prometem coisas gratuitas e não clique nos links compartilhados por aí.

Antes de qualquer coisa, confira se o site oficial da empresa citada na mensagem fala sobre a possível promoção. Se não encontrar nada, provavelmente se trata de uma tentativa de fraude.

Com informações do UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.