Buscar

25/07/2017 às 07:00, Atualizado em 25/07/2017 às 01:29

Kassab assina autorização para 24 rádios de MS migrarem de AM para FM

Dentre as emissoras estão a Rádio Cacique de Nova Andradina.

Cb image default
Momento em que o Ministro Kassab realizou a assinatura durante o mutirão em Campo Grande.Foto: Marcos Donzeli

O governo federal realizou nesta segunda-feira (24), em Campo Grande, capital do MS, o oitavo mutirão de assinaturas para migração de 37 emissoras de rádio AM para FM. Foram beneficiadas 13 emissoras de Mato Grosso e 24 de Mato Grosso do Sul em cerimônia conjunta que aconteceu no auditório da esplanada dos ferroviários, com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, da secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, do prefeito da capital Marquinhos Trad e dos representantes das emissoras de rádio.

Cb image default
Ministro Kassab durante evento em Campo Grande.Foto: Marcos Donzeli

Outras 26 estações de rádio do estado, que também haviam feito o pedido de mudança de frequência, devem receber autorização até o fim do ano que vem.

"Elas vão despender menos recursos na conta de energia elétrica. A manutenção dos equipamentos é muito mais baixa. Com isso, as receitas continuarão iguais ou até melhorar, porque a qualidade vai melhorar", explicou o ministro durante entrevista coletiva.

Cb image default
Empresário Zé Dias (Rádio Cacique de Nova Andradina) durante entrevista a TV Morena.Foto: Marcos Donzeli

“As rádios AM vêm de uma decadência muito grande. Mas a acessibilidade das associações de rádio junto ao governo federal, fez com que comece uma sobrevida e o resgate dessas AMs tão sofridas. Nós esperamos após essas assinaturas, entrar com um projeto técnico e, na sequência, aguardar a aprovação. Após a aprovação a intenção é coloca-las no ar", afirmou José Souza Dias, representante do Grupo Medeiros, entre elas a Rádio Cacique de Nova Andradina, durante entrevista a TV Morena.

A Rádio Cultura de Naviraí, Piraveve e Difusora de Ivinhema, também estarão migrando para o FM.

Cb image default
Rosi Dias durante assinatura em evento de Migração da Rádio Cacique AM para o FM.Foto: Marcos Donzeli

Próxima etapa

Depois disso, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da frequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço.

Cb image default
Zé Dias (Rádio Cacique) junto como Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.Foto: Marcos Donzeli

O Nova Noticias, apurou junto a alguns proprietários de rádios, que dentro de máximo 90 dias as emissoras deverão estar operando na frequência modulada (FM).

No caso da Rádio Cacique, após a Migração será sintonizada na frequência de 99,5 Mhz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.