Publicado em 07/04/2018 às 15:30, Atualizado em 07/04/2018 às 12:17

Justiça multa Facebook em R$ 111 milhões por não divulgar dados de brasileiros

As informações foram dadas pelo Ministério Público Federal.

Redação,

Mark Zuckerberg e seus acionistas do Facebook no Brasil terão de desembolsar R$ 111,7 milhões por descumprirem uma ordem judicial de quebra de sigilo de informações contidas em perfis de usuários da rede social.

Outro motivo para a multa inclui a não revelação do conteúdo de mensagens trocadas por meio do WhatsApp, aplicativo do qual o Facebook é dono. O pedido de acesso a esses dados é uma investigação criminal sobre o desvio de verba pública cometido pelo governo do estado do Amazonas.

Conforme o TecMundoa investigação desarticulou um grupo que desviava recursos públicos por meio de contratos firmados com o governo do Estado para a gestão de três unidades de saúde em Manaus e outras duas cidades do interior do Estado, feita pelo Instituto Novos Caminhos (INC), instituição qualificada como organização social.

As informações foram dadas pelo Ministério Público Federal na quinta-feira (05) e veiculadas pela agência de notícias Reuters. Um porta-voz do Facebook entrou em contato com o TecMundo e informou que "O Facebook respeita a Justiça brasileira e coopera com as autoridades. Neste caso, nós fornecemos os dados conforme a legislação aplicável. Entendemos que a multa é indevida e estamos explorando nossas opções legais".