Buscar

08/06/2018 às 11:31, Atualizado em 08/06/2018 às 14:11

Falha no Facebook tornou públicas postagens privadas de 14 milhões de usuários

Empresa está notificando usuários que foram vítimas.

Cb image default
Divulgação

O Facebook informou nessa quinta-feira (07) que um erro no sistema fez com que postagens ou mensagens privadas fossem exibidas publicamente.

Segundo a empresa a falha ocorreu entre os dias 18 e 27 de maio e pode ter atingido cerca de 14 milhões de usuários.

O Facebook começou a notificar os atingidos pelo erro para que possam verificar suas publicações e mensagens no período.

Em nota oficial a empresa pediu desculpas pelo erro e afirmou que o problema foi consertado.

“Consertamos o problema e a partir de hoje estamos divulgando-o para todos os afetados e pedindo que revisem as publicações que fizeram no período”, afirmou o Facebook em comunicado.

Não é a primeira vez

Em março desse ano o caso Cambridge Analytica estourou. Os jornais “The New York Times” e “The Guardian” publicaram que a empresa violou os dados de 50 milhões de usuários nos EUA por meio de um teste de personalidade desenvolvido por um acadêmico russo, Aleksandr Kogan.

Ao todo, cerca de 270 mil pessoas teriam feito o teste, e Kogan teria tido acesso a dados de identidade, localização e dos contatos desses usuários, totalizando 50 milhões de indivíduos. Em seguida, teria repassado essas informações para a Cambridge Analytica, o que é proibido.

A empresa foi contratada pela campanha do então candidato à Presidência Donald Trump. As informações coletadas pelo teste de Kogan teriam sido usadas para entender o comportamento de eleitores e tentar direcionar suas escolhas. A firma de consultoria foi suspensa pelo Facebook, cujas ações despencaram quase 7% na época.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.