Publicado em 05/12/2018 às 18:00, Atualizado em 05/12/2018 às 15:30

Até janeiro, mais de 130 milhões brasileiros serão beneficiados pelo sinal digital

A distribuição dos equipamentos prossegue até 30 dias após o fim do sinal analógico.

Redação,

Com conclusão prevista para 9 de janeiro de 2019, 85 municípios começam nesta quarta-feira (5) a última etapa da primeira fase de interrupção do sinal analógico de TV no Brasil. No total, a medida vai levar exclusivamente o sinal digital para mais de 130 milhões de pessoas.

Somente nesta etapa, cerca de 8,3 milhões de brasileiros terão acesso exclusivo ao modo digital. Famílias cadastradas em programas sociais do governo federal podem solicitar um kit gratuito composto por antena e conversor digital. A distribuição dos equipamentos prossegue até 30 dias após o fim do sinal analógico.

Cronogramas

Serão três cronogramas distintos. Nas cidades de Uberaba (MG), Campina Grande (PE), Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA) e Barão de Melgaço (MT) o desligamento será totalmente feito nesta quarta-feira. Estes locais atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios com acesso ao sinal digital.

Já nos aglomerados de Blumenau (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS) e Uberlândia (MG) a interrupção do sinal analógico se estende até 17 de dezembro, uma vez que o índice mínimo ainda não foi alcançado.

Nas seis localidades restantes – Mossoró (RN), Governador Valadares (MG), Dourados (MS), Marabá (P), Petrolina (PE) e Parnaíba (PI) –, o processo vai até 9 de janeiro de 2019, pois o nível de digitalização está abaixo de 85%.

Fonte - Portal Brasil