Publicado em 29/07/2016 às 14:06, Atualizado em 29/07/2016 às 17:01

Zika vírus invade Europa: casos são relatados no Reino Unido e Espanha

Três britânicos foram diagnosticados; bebê catalão nasceu com microcefalia

Redação,

Três pacientes de um hospital da fundação Calderdale and Huddersfield, na cidade britânica de Huddersfield, foram diagnosticados com o vírus Zika. De acordo com o jornal inglês The Sun, a suspeita é de que tenham contraído a doença durante viagem internacional.

O caso, conforme lembra o tabloide londrino, ocorre poucos dias depois de uma criança nascer com microcefalia em Barcelona, na Espanha. O bebê catalão é o primeiro a ter o distúrbio físico relacionado ao vírus na Europa.

As autoridades médicas afirmam que a cabeça da criança nascida na segunda-feira (25) é “anormalmente pequena”. O continente europeu é o único que não possui número relevante de pessoas infectadas pelo Zika. Os dois casos criam situação de alarde na região.

A mãe da criança teve diagnóstico positivo para o vírus em maio e acredita que o contraiu no Brasil, o país mais afetado pela epidemia em todo o mundo. Foram cientistas do Brasil que descobriram a relação entre o Zika e a microcefalia.

A agência Reuters afirma que nesta sexta-feira (29) quatro novos casos de infecção pelo vírus foram registrados na Flórida, e que a principal suspeita é que tenham sido contraídos por picadas de mosquito. Até o momento, os Estados Unidos só haviam registrado transmissões de Zika por relação sexual.