Publicado em 04/08/2020 às 06:31, Atualizado em 03/08/2020 às 21:33

Vale do Ivinhema já registrou 401 casos de Covid-19

Nesta segunda-feira (03), foram contabilizados 62 casos ativos na microrregião, sendo que 13 seguem internados no Hospital Regional de Nova Andradina

Redação,

No boletim epidemiológico desta segunda-feira (03), o secretário de saúde de Nova Andradina, Sérgio Dias Maximiano confirmou que o Vale do Ivinhema já registrou 401 casos de Covid-19. Desse total, 62 casos estão ativos e 13 seguem internados no Hospital Regional de Nova Andradina.

Nova Andradina

A incidência de casos confirmados no município chegou a 146, com a confirmação de 5 novos exames positivos nas últimas 24 horas. O número de pessoas curadas chega a 122. Já o número de casos suspeitos e que aguardam o resultado do exame são 8, além de 6 óbitos e 489 pessoas com síndromes gripais em monitoramento.

Com relação ao número de leitos ocupados no Hospital Regional de Nova Andradina, o secretário de saúde informa que dos 10 leitos de UTI geral, 8 estão sendo utilizados, sendo 4 em uso de ventilação mecânica.

Dos 8 leitos exclusivos para Covid-19, 5 estão ocupados, sendo 1 paciente fazendo uso de respirador (ventilação mecânica). No Hospital Cassems e Hospital de Ivinhema alguns pacientes estão internados em leitos clínicos.

Na análise de Sérgio Maximiano, o número de casos ativos no município (18) não é tão grande, mas o momento preocupa porque não é possível ter um diagnóstico preciso da evolução/quadro da doença e a capacidade de atendimento do HR é limitada.

“Em cada paciente, o coronavírus tem um comportamento diferente. Não sabemos qual caso será grave ou letal. Estamos em alerta porque alguns casos acabam se complicando e o hospital atende os 7 municípios da microrregião. Hoje são 62 casos ativos e 13 pessoas internadas”, alerta o secretário.

Nesta terça-feira (4), Sergio Maximiano e Norberto Fabri (diretor geral do HR) se reunirão com o secretário de estado de saúde, Geraldo Resende, para tratar sobre novas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Denúncias continuam

Da mesma maneira que as semanas anteriores, o departamento de vigilância sanitária municipal atendeu denúncias de festas em diversas localidades como Santa Olga, Teijin e em residências nos 4 cantos da cidade, além de campeonato de futebol na Morada do Sol, entre outras abordagens e fiscalizações em estabelecimentos comerciais.

Mais amor pelo próximo

Na opinião do secretário Sérgio Maximiano, a falta de comprometimento de uma pequena parcela da população pode prejudicar a maioria das pessoas, no que diz respeito ao distanciamento social. Para ele, as pessoas têm que demonstrar um pouco mais de amor pela vida e ao próximo.

“Alguns esquecem de fazer o bem, não acreditam na boa-fé das pessoas, duvidam ou colocam em cheque de tudo que está sendo feito pelas autoridades e especialistas no assunto. Na linha de frente estão profissionais comprometidos, capacitados, mas já desgastados com a pandemia. Temos que deixar de olhar só para nós mesmos e entender que vivemos um momento delicado, onde é preciso unir as forças e nos dar as mãos para superar os desafios diários que se apresentam. Conto com o apoio de todos”, reiterou o titular da saúde de Nova Andradina.