Buscar

19/09/2020 às 16:30, Atualizado em 19/09/2020 às 10:22

Vacina 'caseira' contra Covid-19 é ameaça de segurança, dizem cientistas

Um grupo de cientistas americanos está pedindo que as autoridades sanitárias do país interrompam as iniciativas de vacinas "caseiras" contra a Covid-19 e as submeta ao mesmo processo regulatório dos produtos desenvolvidos em grandes projetos. Cientistas de quatro diferentes universidades afirmam que amadores administrando imunizantes em si próprios trazem risco "para si e para a sociedade" e delineiam seus argumentos em artigo na revista "Science", da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

Segundo os pesquisadores, o FDA (agência reguladora de fármacos dos EUA) não está exercendo a autoridade que deveria em normatizar a chamada "ciência cidadã" (citizen science), nome pelo qual são conhecidas iniciativas informais colaborativas de pesquisa no país.

"Qualquer falha do FDA em regular vacinas do tipo 'faça-você-mesmo' permitiria a vacinas de eficácia e segurança duvidosas ameaçarem a saúde pública e sinalizariam um relaxamento das exigências que — em tempos assolados pelo ceticismo antivacina e uma pandemia altamente politizada — poderiam sabotar a confiança pública nas vacinas, não importa quais", escrevem os autores.

Entre os alvos dos pesquisadores, está o projeto RadVac, que encoraja pessoas a produzirem suas vacinas em casa, com base em insumos fornecidos pela organização, e aplicá-las em si próprias.

O Globo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.