Buscar

18/02/2018 às 16:01, Atualizado em 18/02/2018 às 17:20

Tratamento contra câncer deve ganhar reforço com três novos aceleradores lineares em MS

Obras para instalação do equipamento para tratamento de câncer começam em maio.

Cb image default
Foto; Divulgação

Os Hospitais de Mato Grosso do Sul irão receber três aceleradores lineares, utilizados no tratamento de radioterapia contra o câncer. O processo do envio das máquinas pelo Ministério da Saúde acontece desde a época da Operação Sangue Frio em 2013, quando a polícia Federal desarticulou a “máfia do câncer”.

Segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, as obras no Hospital Regional começam em 16 de maio deste ano, com a previsão do início de operação em 09 de agosto de 2019. Como o hospital ainda não disponibiliza o tratamento, será necessário a construção de um novo prédio, com bunker para a proteção da radiação do equipamento.

No Hospital Universitário também começam as obras de instalação do acelerador linear em maio, com previsão de início de operação em março de 2019. O equipamento será instalado no espaço já existente no hospital para o tratamento.

Uma das máquinas seria enviada para o Hospital Evangélico de Dourados. Entretanto, como um acelerador já foi enviado de Goiânia (GO) para o Hospital do Câncer de Dourados, graças às tratativas do governador Reinaldo Azambuja, o Ministério da Saúde excluiu o município e o equipamento será enviado para outro município do interior, que ainda não foi definido.

O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS tem por objetivo reduzir os vazios assistenciais e atender as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS. Em maio 2012, por meio da Portaria nº 931, o Ministério da Saúde estabeleceu os critérios para implantação dessas 80 soluções e em dezembro de 2013 foi firmado um contrato com a empresa Varian Medical Systems para elaborar os projetos de construção dos espaços para instalação dos equipamentos e fornecimento dos aceleradores lineares.

Conteúdo - TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.